Aprenda como apresentar um pitch no Festival 3i 2024

Por Ajor mai 24, 2024

Ajor e MDIF convidam associadas à Ajor a se inscreverem para apresentarem os seus projetos perante um painel de especialistas convidados

Alcançar a sustentabilidade é o grande desafio da mídia independente. Nesse caminho, um investimento pode ajudar a aprimorar modelos de negócios e explorar novas fontes de receita, bem como acompanhar o crescimento organizacional de um meio de comunicação. No Festival 3i, associadas à Ajor poderão apresentar seu projeto a um painel de especialistas e aprender a se candidatar a um fundo de investimento.

A experiência se dividirá em dois momentos. Inicialmente, 20 associadas à Ajor, selecionadas pelo time do MDIF por meio deste formulário, participarão de uma oficina de duas horas chamada “Como fazer o pitch do meu projeto?”, ministrada por Ana Soffietto e Patricia Torres-Burd, respectivamente Diretora do Programa para a América Latina e Diretora de Serviços de Consultoria no Media Development Investment Fund (MDIF). No dia seguinte, 10 delas apresentarão seus pitches em uma sessão de 3h30, no Auditório Arena da Casa Firjan, durante a programação do festival. Neste momento, eles terão a oportunidade de receber feedbacks de um painel de especialistas. As 10 organizações selecionadas para os pitches serão informadas por email, junto com a confirmação de inscrição na oficina.

A sessão de pitches tem um objetivo pedagógico e de partilha de conhecimentos sobre como atrair investidores e como aprimorar a forma como iniciativas de jornalismo apresentam suas propostas de valor. Nesse sentido, não existe compromisso de que as organizações representadas no painel de especialistas farão investimentos financeiros em qualquer participante.

Mais detalhes sobre os pitches:

Os pitches podem durar até 7 minutos e devem apresentar o veículo e seu público, explicar seu modelo de negócio e desenvolver a visão de futuro da organização, ou seja, por que gostariam de receber um investimento. O painel de especialistas terá 10 minutos para dar feedbacks sobre as apresentações.

Para participar, associadas à Ajor poderão se inscrever por meio do seguinte formulário:
https://airtable.com/appMqJ4CbnXtflvWS/pagc4zCR6fn88waVg/form

Inscreva-se com antecedência, as vagas são limitadas e o formulário será fechado no dia 31 de maio, às 18h. O MDIF fará a seleção das organizações.

Os meios de comunicação selecionados para participar da oficina e da sessão serão divulgados no dia 03 de junho de 2024.

Saiba mais sobre o MDIF e os critérios para acessar um investimento

O MDIF é um fundo de investimento sem fins lucrativos que apoia os meios de comunicação independentes através de investimentos e empréstimos e de apoio técnico em áreas-chave para o desenvolvimento das organizações. Com sede nos Estados Unidos, está presente em países de todo o mundo onde o acesso à informação livre e independente está ameaçado. Na América Latina, acompanha projetos como GK no Equador, El Faro em El Salvador e My News no Brasil, entre outros.

Embora a sessão de pitches vise partilhar conhecimentos sobre como candidatar-se ao aporte financeiro de capital de um fundo de investimento, pode ser útil ter em mente os critérios gerais que tanto o MDIF como, de um modo mais geral, outros investidores também avaliam.

Requisitos para Recebimento de Financiamento

  • Registro Legal: O meio de comunicação deve estar legalmente registrado de acordo com todas as leis aplicáveis e possuir as licenças exigidas pela legislação local para este tipo de mídia.
  • Histórico de Operação: O meio de comunicação deve estar em funcionamento há tempo suficiente para demonstrar a qualidade do conteúdo produzido e a capacidade de reembolsar o financiamento, preferencialmente por pelo menos um ano.
  • Propriedade Privada: Para o MDIF, nenhuma parte do negócio pode ser de propriedade do governo ou de qualquer agência estatal, entidade legal estrangeira ou qualquer interesse político ou econômico.
  • Diferenciação entre Subvenções e Investimentos: A organização deve demonstrar que compreende a diferença entre subvenções e relatórios de gestão de subvenções e financiamento de investimentos ou empréstimos de fontes comerciais em uma base economicamente viável.
  • Gestão Capaz e Plano de Negócios Detalhado: É importante destacar a gestão capaz e responsável da organização. A solicitação de financiamento deve ser acompanhada de um plano de negócios detalhado. A apresentação do plano de negócios deve ter como objetivo:
    • Ampliar e fortalecer a operação do meio de comunicação;
    • Apresentar fortes perspectivas de reembolso dos empréstimos e/ou recuperação do capital investido;
    • Tornar o meio de comunicação, se não lucrativo, pelo menos autossuficiente.

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