Festival 3i 2024: como os jornalistas brasileiros estão usando a inteligência artificial

Pesquisa inédita trouxe detalhes sobre como jornalistas e produtores de conteúdo estão explorando a tecnologia

Por Festival 3i jun 14, 2024

Pesquisa inédita trouxe detalhes sobre como jornalistas e produtores de conteúdo estão explorando a tecnologia

Por Festival 3i jun 14, 2024

* Por Clara Avidago

O uso de ferramentas de inteligência artificial por jornalistas e redações brasileiras é um dos temas mais importantes do Festival 3i 2024, 5ª edição do evento que ocorre no Rio de Janeiro. Nesta quinta (13), primeiro dia de Festival, uma pesquisa inédita trouxe detalhes sobre como jornalistas e produtores de conteúdo estão explorando a tecnologia.

No estudo “A Inteligência Artificial para Jornalistas Brasileiros”, realizado pelo grupo de pesquisa Tecnologias, Processos e Narrativas Midiáticas da ESPM-SP, 56% dos jornalistas afirmam já utilizar inteligência artificial em seu trabalho. No entanto, 26,5% dizem não usar de forma nenhuma em seu trabalho.

Os resultados foram obtidos na primeira fase da pesquisa por meio de um questionário com 13 perguntas quantitativas e qualitativas, respondido por 423 jornalistas de todo Brasil. A pesquisa buscou identificar o conhecimento dos jornalistas sobre IA, avaliar sua familiaridade com ferramentas e abordar preocupações profissionais relacionadas ao seu uso.

Maria Elisabete Antonioli e Antonio da Rocha Silva e Filho, professores pesquisadores presentes no grupo da ESPM, trouxeram o tema para o primeiro dia do Festival 3i 2024. Maria Elisabete é coordenadora e professora do bacharelado de Jornalismo e do Mestrado Profissional de Produção Jornalística e Mercado da ESPM-SP. Antonio é professor do curso de graduação em Jornalismo da ESPM-SP.

Os palestrantes destacaram o uso da IA para produção de conteúdo, apuração, distribuição e operações comerciais. A tecnologia é mais utilizada entre os profissionais de assessoria de imprensa. Em segundo lugar, estão os que atuam com mídias sociais, seguido por mídia sonora e audiovisual.

Com o rápido crescimento da tecnologia, 68,3% dos jornalistas ouvidos temem a redução de vagas de emprego, existindo um receio maior em freelancers. A pesquisa também indica que os jornalistas mais jovens têm maior afinidade e menor preocupação com a IA. A familiaridade com tecnologia das novas gerações é um fator influente na adaptação com a ferramenta.

A assimetria entre capacitação e uso da ferramenta ainda é grande: o estudo revelou que, apesar de mais da metade dos profissionais já utilizarem a tecnologia, 69,2% dizem nunca ter recebido nenhum tipo de treinamento. Isso fica ainda mais visível na área de mídias sociais: trata-se da segunda tarefa jornalística que mais utiliza inteligência artificial, mas 83,6% dos criadores de conteúdo dizem não receber preparação.

“Se a pessoa não tem treinamento na formação de jornalista, ela vai ter problema. Para o uso de inteligência artificial em jornalismo, também. Dificulta entender as limitações da ferramenta, entender questões éticas do uso, entender questões de vieses que a ferramenta pode ter para reproduzir preconceitos”, comentou o professor Antonio Filho.

O estudo terá uma segunda fase composta por entrevistas abertas e qualitativas, com o objetivo de aprofundar as respostas sobre o uso de ferramentas na prática jornalística. Segundo os palestrantes, serão abordados novos pontos relevantes, como a menor participação da população negra em treinamentos e no uso da tecnologia, assim como a maior propensão de homens em aderir à capacitação em comparação com as mulheres. Ao todo, 254 participantes – 60% do total – da primeira fase já demonstraram interesse em participar dessas entrevistas, programadas para o segundo semestre de 2024.

O Festival 3i segue na sexta (14), na Casa Firjan, e no sábado (15), na FACHA. O evento é pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), e esta edição conta com o patrocínio do Google e Luminate, apoio da Ford Foundation, Oak Foundation, Instituto Serrapilheira, Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Meio, Alright e Instituto Fala, parceria institucional da Firjan e Facha, e correalização da Cardápio de Ideias Comunicação e Eventos.

*Reportagem produzida por estudantes de jornalismo para o Foca no 3i, parceria de cobertura do Festival 3i 2024 com as faculdades ESPM-RJ, PUC-RJ e Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA).

outras notícias

veja também