notícias

17º Congresso da Abraji abre inscrições para evento misto

por | jul 6, 2022

A programação conta com mais de 80 atividade atividades gratuitas e pagas ao longo de 5 dias 

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo abre as inscrições para o seu 17º congresso. O evento acontece de forma mista, com mais de 80 atividades e quase 200 palestrantes. Os temas abordados são formação, acesso à informação e liberdade de expressão. A programação contém atividades gratuitas e pagas. A Ajor é uma das apoiadoras institucionais do evento.

Nos dias 3 e 4 de agosto, será realizada a parte online e gratuita do evento. A versão presencial e paga (sem transmissão pela internet), ocorrerá entre os dias 5 a 7 de agosto, na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), em São Paulo. O último dia do Congresso será dedicado à quarta edição do Domingo de Dados, com oficinas sobre jornalismo de dados, além de bastidores de investigações ligadas ao tema.

Natália Mazotte, presidente da Abraji, conta que a decisão por um evento misto tem como objetivo contar com a participação de jornalistas de outras regiões sem abrir mão do encontro presencial, que não acontece há dois anos. “Em 2022 celebramos os 20 anos da Abraji e enfrentamos os desafios de uma eleição presidencial e um ambiente político polarizado. Criamos uma programação que reflete esse clima de reencontro, celebração e desafios para a prática jornalística”, completa.

Para se inscrever, é necessário se aplicar separadamente nos eventos online e presencial, sendo que os ingressos para a versão presencial do Congresso e para o Domingo de Dados serão vendidos à parte. Para se inscrever na versão online, basta se cadastrar na plataforma oficial do evento. 

Na maior parte da programação online e presencial, haverá painéis simultâneos. Além disso, haverá atividades gravadas e ao vivo para palestrantes e participantes na versão online. No Congresso presencial, acontecerão ao menos oito atividades simultâneas, entre palestras, entrevistas, oficinas e cursos.

De acordo com a Abraji,  a grade contém 15 assuntos desdobrados em vários subtemas, como a invasão ao Capitólio, nos Estados Unidos, à Guerra da Ucrânia, passando pelo aumento de ataques a jornalistas no Brasil e no mundo, os escândalos que levaram à renúncia de políticos e outras autoridades, projetos inovadores, racismo na mídia, sustentabilidade, meio ambiente, desinformação e eleições 2022

Sônia Bridi, Juliana Dal Piva, Guilherme Amado, Eliane Brum, Fernando Molica, Patrícia Campos Mello, Cecília Olliveira e Caco Barcellos estão entre os convidados. Em um esforço para aumentar a diversidade regional, haverá vários palestrantes de fora do Sudeste, onde se concentram a maior quantidade de veículos, como Tapajós em Foco, do Pará, Marco Zero, de Pernambuco, e Agência Tatu de Dados, de Alagoas. Saiba mais aqui.

Apoiam institucionalmente Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Associação Nacional de Jornais (ANJ), FCB Brasil, Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Instituto Palavra Aberta, Jornalistas&Cia, Knight Center for Journalism in the Americas, Portal Imprensa, Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Oboré, Agência Eko, Textual Comunicação, UNESCO. O apoio de mídia é da GloboNews, revista piauí e rádio CBN. 

Homenagens

A tradicional sessão de homenagem do Congresso da Abraji integra a programação presencial do evento. Em 2022, os grandes homenageados serão Angelina Nunes, coordenadora do Programa Tim Lopes e ex-presidente da Abraji, e Marcelo Beraba, cofundador e primeiro presidente da Abraji. Além de reconhecer os dois jornalistas pelas suas importantes contribuições ao jornalismo, a solenidade celebrará os 20 anos da associação. Também será homenageada a advogada Taís Gasparian, por sua atuação em defesa das liberdade de imprensa e de expressão no país.

Após a execução brutal do correspondente britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, há quase um mês, a Abraji está incluindo novas sessões. Há algumas atividades em aberto em função de reportagens robustas divulgadas recentemente.