Lançamento

A construção da Associação

por | jun 1, 2021

A origem da Ajor, Associação de Jornalismo Digital, está ligada ao Festival 3i – jornalismo inovador, inspirador e independente. Um grupo de 13 empresas e ONGs se uniram em 2017 para criar o festival, desenhado para celebrar as inovações no cenário da mídia no Brasil, em grande parte longe das redações tradicionais.

O Festival 3i teve duas edições nacionais, no Rio de Janeiro (2017 e 2019), e três edições regionais, em Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte. Com a missão de inspirar uma nova geração de jornalistas, o Festival 3i recebeu mais de 1.300 profissionais e estudantes nas suas diversas edições e alcançou uma audiência online de mais de 140 mil pessoas.

Em 2020, com apoio do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, as organizações fundadoras do 3i convidaram outras iniciativas jornalísticas para começarem juntas a desenhar uma nova associação de jornalismo. Foram meses de reuniões para que as 30 organizações fundadoras debatessem e construíssem coletivamente cada detalhe da nova associação. A primeira força da Ajor é justamente esse esforço de construção, que somou olhares e preocupações de iniciativas bastante diversas.

Assembleia de fundação da Ajor

Assembleia de fundação da Ajor, em março de 2021.

A Ajor foi fundada em 3 de maio de 2021, Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, com o objetivo estatutário de fortalecer o jornalismo digital. É uma associação patronal inserida no contexto de um ecossistema em constante ampliação e diversificação, que estrutura suas atividades em três eixos: profissionalização e fortalecimento das associadas, defesa do jornalismo e da democracia e promoção da diversidade.

Nossas associadas no lançamento: