notícias

A Jeduca e o Itaú Social divulgam os selecionados do 3º Edital de Jornalismo de Educação

por | dez 16, 2021

Foram escolhidos oito projetos de reportagem, entre eles, quatro associadas à Ajor. 

 

Nesta quarta (15), foram divulgados os projetos escolhidos no 3º Edital de Jornalismo de Educação da Jeduca e Itaú Social, na categoria Jornalista. Assim como nas edições anteriores, a diversidade de temas e de veículos é uma das marcas das pautas. Os selecionados figuram em 6 estados, presentes em 4 regiões distintas do País. 

 

Entre as contempladas, 4 são associadas à Ajor. O Projeto Colabora vai abordar o tema: “Socioeducação: como estudam adolescentes brasileiros que cumprem medida de privação de liberdade?”, de Fernanda La Cruz (RS), enquanto que o Nonada vai trazer o tema: “Lutando por igualdade: os desafios de professores, estudantes e pais LGBTs em sala de aula”, de Ícaro Kropidloski (RS). 

 

Além deles, o Portal Meus Sertões trará a pauta: “Militarização de escolas na Bahia”, de Paulo Oliveira (BA) e Linda Gomes (BA). Por fim, a Amazônia Real vai abordar o tema: o “Professores sem giz, alunos sem carteiras: a desestruturação de escolas indígenas no Amazonas”, de Jullie Pereira (AM) e Ariel Bentes (AM). 

 

Os outros projetos contemplados foram o Portal Lunetas, com profissionais em Minas Gerais e São Paulo; o jornal Estado de São Paulo, com profissionais em São Paulo e Ceará; Rádio Itatiaia, com profissionais em Minas Gerais e o Portal Educação & Justiça, com profissional na Bahia. 

 

As pautas serão executadas por 13 jornalistas. Cada projeto receberá uma bolsa de R$ 8 mil. Eles/as foram selecionados entre 62 inscrições válidas, envolvendo 81 pessoas de 19 Unidades da Federação. O prazo para publicar as reportagens é até 15 de maio de 2022.

 

Clique no link e confira todos os selecionados!