notícias

Agência Mural inaugura área de treinamento e laboratório de jornalismo

por | maio 18, 2022

Iniciativa visa expandir o contato da organização com estudantes de comunicação em diferentes regiões do país

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias lançou neste mês de maio um espaço de formação, produção, aprendizagem e trocas de experiências no campo do jornalismo das periferias. O Clube Mural irá reunir todos os projetos de treinamento da organização e, além disso, vai funcionar como laboratório de experimentação jornalística.

A iniciativa é uma continuidade de outros projetos que a agência promove com estudantes:

Mural nas Escolas: um programa de educação midiática voltado a estudantes do ensino médio de escolas públicas da região metropolitana de São Paulo, que nasceu em 2014. Desde então, correspondentes locais da Agência vão até as escolas para falar sobre a profissão de jornalista, o trabalho desenvolvido pela Mural e realizar oficinas de jornalismo periférico e hiperlocal. 

Mural nas Universidades: programa que realiza oficinas e palestras para estudantes universitários com foco na cobertura hiperlocal periférica.. O objetivo é, por meio da experiência dos correspondentes, ampliar a visão jornalística sobre a cobertura dos grandes centros urbanos e explicar como melhorá-la.

Em conversa com a Ajor, a diretora institucional da Agência Mural e coordenadora do projeto Cíntia Gomes conta que o Clube Mural surgiu com a proposta de compartilhar o conhecimento adquirido ao longo desses 12 anos de organização e alcançar mais estudantes de comunicação.

Além disso, ela afirma que “o projeto possibilita que os estudantes participem de encontros formativos ao vivo (online) sobre jornalismo local e promovam reflexões sobre a influência da comunicação na desconstrução de estereótipos, promoção da igualdade e geração de oportunidades”. 

Lançamento do Clube Mural 

O lançamento do projeto, no dia 6 de maio, foi marcado pela publicação da primeira reportagem produzida por um dos estudantes universitários do Ceará participantes do “Acontece nas Escolas”, programa de bolsas que selecionou 21 estudantes para participar de uma formação sobre cobertura jornalística nas periferias e educação. 

No final do ciclo de aulas virtuais, foram selecionados 8 estudantes que produziram  reportagens para o site da Agência Mural. Os escolhidos têm o apoio e mentoria de Cleber Arruda, editor de projetos especiais, no desenvolvimento dos conteúdos. O resultado das produções você confere aqui.