notícias

Agência Pública prorroga inscrição para microbolsas de reportagens sobre petróleo e mudanças climáticas

por | nov 10, 2022

Quatro pautas serão contempladas com bolsas de R$ 8 mil e mentoria da Agência Pública

A Agência Pública e a WWF-Brasil convidam jornalistas de todo país a investigar a relação entre a exploração de petróleo e as mudanças climáticas. As pautas devem levar em conta principalmente os novos blocos de exploração na região amazônica e seus impactos socioambientais. A direção da Agência Pública vai escolher, em parceria com o WWF-Brasil, quatro pautas, considerando originalidade, viabilidade, segurança e a diversidade das propostas.

As equipes selecionadas serão contempladas com bolsas de R$ 8 mil para produzir as reportagens e também com a mentoria e publicação das investigações no site da Agência Pública. As inscrições no programa foram prorrogadas até o dia 20 de janeiro de 2023 e devem ser realizadas através deste formulário.

 As propostas devem considerar questões como: a complexidade socioambiental para avaliar os impactos dos novos blocos de exploração de petróleo, o histórico da exploração na margem equatorial, a transparência dos processos de licenciamento e estudos de impacto ambiental desses projetos. Também é importante olhar para quem lucra com as ações das petroleiras na bolsa de valores, se as empresas do ramo que dizem aplicar o conceito ESG realmente o fazem.

Para se inscrever nas Microbolsas, é necessário que repórteres interessados enviem uma apresentação profissional, com exemplos de trabalhos realizados e a pauta que pretendem investigar, com pré-apuração, plano de trabalho — métodos jornalísticos que serão utilizados, possíveis fontes, cronograma — e plano de orçamento. As reportagens devem ser publicadas em até três meses após o anúncio do resultado. Leia aqui o regulamento completo.

 O resultado das Microbolsas Petróleo e Mudanças Climáticas será divulgado na segunda quinzena de janeiro de 2023.