notícias

Ajor apresenta mesa sobre produtos jornalísticos no Congresso da Abraji

por | jul 27, 2022

Encontro acontece durante a programação presencial do evento, no dia 6 de agosto

A convite da Abraji, a Associação de Jornalismo Digital (Ajor) será anfitriã de uma mesa na programação presencial do 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. 

No encontro “Pensando e lançando um produto jornalístico: 5 casos de sucesso”, iniciativas de jornalismo que são membros da Associação contam como idealizaram novos produtos para suas audiências. A mesa acontece no dia 6 de agosto das 11h30 às 13h (Brasília), na FAAP, em São Paulo. É necessário adquirir o ingresso para o evento no site da organização

Com moderação de Natalia Viana, presidente da Ajor e cofundadora da Agência Pública, o encontro recebe Elaine Silva, cofundadora da Black Adnet e CEO do Alma Preta Jornalismo, Carol Monteiro, cofundadora da Marco Zero Conteúdo, Rogerio Galindo, fundador do Plural, Vitor Conceição, CEO do Meio, e Paty Gomes, Diretora de Produto do JOTA. 

“Estamos muito felizes pelo convite e pela possibilidade de trazer um pedacinho do Festival 3i para o Congresso da Abraji. Em um formato dinâmico de pitch, essa mesa traz soluções viáveis para empreendedores que estão repensando suas fontes de ingresso e produtos”, afirma Natalia Viana. 

Organizações nativas digitais, as iniciativas vêm ganhando cada vez mais notoriedade no ecossistema de notícias, seja pela cobertura especializada, pelo enfoque local ou pelo lançamento de produtos inovadores.

Em processo de expansão da marca e de seu portfólio, o Alma Preta lançou, em 2020, a Black Adnetwork, projeto que conecta marcas a influenciadores negros.

Já a Marco Zero Conteúdo lançou dois produtos inovadores no último ano, sempre com foco em fortalecer o jornalismo no nordeste: o Mapa da Mídia Independente e Popular de Pernambuco e o aplicativo Lume, ferramenta que traz uma curadoria de conteúdos adaptados para pessoas cegas e com baixa visão. 

O Plural, de Curitiba-PR, vem diversificando suas fontes de receita com uma loja virtual e por meio de parcerias com o comércio local. 

Com números consistentes de assinaturas e audiência nas newsletters gratuita e premium, o Meio aposta agora nos formatos de vídeo para seu canal no Youtube, que já alcançou mais de 130 mil inscritos. Nesta semana, o veículo estreou o “Mesa do Meio”, programa ao vivo de entrevistas com nomes relevantes da política nacional, de olho nas Eleições 2022.

O Jota, por sua vez, utiliza a mentalidade de produto e a ciência de dados para criar ferramentas de análise política e jurídica como o Aprovômetro, que utiliza big data e inteligência artificial para estimar as chances de aprovação de propostas em tramitação no Congresso.

Conheça os convidados:

Mediação:

Natalia Viana

Diretora-executiva da Agência Pública de Jornalismo Investigativo, escreveu cinco livros sobre violações de direitos humanos e venceu diversos prêmios, como Vladimir Herzog, Comunique-se, Troféu Mulher Imprensa e Gabriel García Márquez. É empreendedora social Ashoka e integra o Conselho da Fundação Gabo. Em 2021, foi pesquisadora na Universidade de Harvard graças a uma bolsa da Fundação Nieman.

Participantes:

Carol Monteiro

É professora da Universidade Católica de Pernambuco e idealizou o #Foca no 3i – cobertura do Festival por estudantes universitários das cinco regiões. Carol é jornalista com especialização em Design da Informação, mestrado profissionalizante em Jornalismo Digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) e Universidade de Navarra e mestrado acadêmico em Design, na UFPE. Atualmente, é doutoranda do programa de Design da mesma instituição. Atuou durante 17 anos na redação do Diario de Pernambuco, onde foi repórter, editora-assistente e Editora de Internet até o início de 2015. Hoje é Diretora de Cursos e Projetos do Marco Zero Conteúdo, em Recife.

Elaine Silva

Cofundadora da Black Adnet e CEO do Alma Preta Jornalismo. Responsável pela gestão, controle contábil e planejamento estratégico da veículo, suas formações são em Administração e Gestão Financeira pela UNIP e Anhembi Morumbi. 

Paty Gomes

Paty Gomes trabalhou na Folha de S.Paulo como redatora, repórter e editora, cobrindo principalmente Educação. Esteve na equipe que fundou o Porvir, primeiro site a tratar de edtech no Brasil. Ganhou o prêmio Jornalista de Visão e, com a bolsa, fez mestrado em Mídia, Estratégia e Liderança na Northwestern University (Chicago). Trabalhou em São Francisco como repórter e editora de inovação no EdSurge, principal veículo de edtech dos EUA. Hoje é diretora de produtos e operações do JOTA, onde lidera os times de tecnologia e design e ajuda a modelar, implementar, medir e escalar produtos jornalísticos.

Rogerio Galindo

Rogerio Galindo é jornalista formado pela UFPR. Tem mestrado em Filosofia. Um dos fundadores do jornal Plural. Recebeu o Prêmio Esso, entre outros. Como tradutor, tem mais de 40 livros publicados.

Vitor Conceição

Empreendedor com 20 anos de experiência no mercado digital. Foi cofundador e diretor de tecnologia do Bolsa de Mulher. Trabalhou como executivo do Grupo Lorentzen e como diretor de tecnologia e inovação da FSB Comunicação. É pós-graduado em Liderança Organizacional pela Universidade de Oxford. Hoje é CEO do Meio.