notícias

Ajor atinge 50 organizações associadas

por | ago 31, 2021

A Associação de Jornalismo Digital atingiu hoje 50 organizações associadas.

Ao longo do último mês, 9 organizações se somaram à Ajor para compartilhar suas experiências e aprendizados e contribuir para o fortalecimento do jornalismo digital brasileiro, um ecossistema em expansão, que envolve iniciativas com perfis de cobertura e modelos de negócio diversos.

Saiba mais sobre as novas associadas:

Diário do Rio: No ar desde 2007, trata de temas ligados ao Rio de Janeiro, sendo referência na política regional, agenda, gastronomia e cobertura de eventos, com notícias relevantes e que mexem com a cidade. O jornal acredita que o bom jornalismo não é baseado apenas nas críticas, mas sim em mostrar, também, o lado positivo da vida da cidade.

Jornal Metamorfose: Mídia independente e experimental do estado de Goiás, criada em 2016. Atua em prol dos direitos humanos e pela liberdade dos povos. Conheça o #JMContraACensura, nossa edição impressa e a #RádioMetamorfose, o podcast semanal do JM.

Matinal: Com sede em Porto Alegre, o Matinal Jornalismo é formado pelos serviços Matinal News (newsletter diária de curadoria), revista Parêntese (reflexões e literatura), RogerLerina.com (jornalismo e agenda culturais) e Zap Matinal (boletim WhatsApp).

Meus Sertões: Concebido em 14 de março de 2016, tem por objetivo descobrir e relatar fatos relacionadas às cidades do semiárido brasileiro. A região é formada por dez estados e tem área equivalente a cerca de três vezes o tamanho da Alemanha. Apesar de sua diversidade, costuma ser retratada a partir de estereótipos. Nosso objetivo é combater o preconceito, aprofundando o debate de questões cruciais e mostrando alternativas para a solução de problemas, assim como retratar personagens e a cultura sertaneja.

PerifaConnection: Plataforma de disputa de narrativa sobre as periferias do Brasil. A partir de articulação em rede produzimos conteúdos, e mobilizamos lideranças jovens e comunicadores populares em meios de comunicação parceiros e também por canais próprios.

Portal dos Jornalistas: Publicação dedicada à cobertura de assuntos relacionados aos mercados de Jornalismo, Mídia, Comunicação Corporativa, Relações Públicas e Institucionais, o Portal dos Jornalistas foi lançado em 2011 e é o braço digital da newsletter semanal Jornalistas&Cia.

Rádio Guarda-chuva: A Rádio Guarda-chuva é a primeira rede brasileira de podcasts jornalísticos, fundada pelos idealizadores dos podcasts Finitude, Põe na Estante e Rádio Escafandro. Nasceu em 2018 com o objetivo de fortalecer os diálogos sobre jornalismo e podcasts.

Revista O Grito!: uma publicação jornalística pernambucana online independente dedicada a cobrir os diversos assuntos da arte e cultura pop como quadrinhos, música, cinema, literatura, artes visuais, moda e teatro/dança. Temos atualização diária com notícias, resenhas/críticas, entrevistas e reportagens especiais.

Sul21: Site de notícias independente, lançado em 2010 e, desde 2020, administrado coletivamente pelos profissionais da redação. Nosso principal objetivo é produzir, a partir de Porto Alegre, reportagens aprofundadas sobre temas que nem sempre recebem espaço na mídia hegemônica.