notícias

Ajor e ICFJ abrem inscrições para programa sobre negócios e gestão no jornalismo digital

por | nov 10, 2021

Projeto tem apoio do Meta, e prazo para se inscrever é 21 de novembro

Nesta quarta-feira (10.11), a Ajor lança seu primeiro projeto de formação voltado ao ecossistema de jornalismo digital. Desenvolvido em parceria com o International Center for Journalists (ICFJ) e com o apoio do Meta Journalism Project, o programa Acelerando a Transformação Digital oferece mentoria e recursos para ajudar empreendedores de mídia a construir modelos de negócios inovadores e desenvolver habilidades de gestão.

O conteúdo do programa, construído a partir dos resultados de uma pesquisa com associadas da Ajor, é focado em iniciativas digitais, sejam elas start-ups ou ONGs. 

Guilherme Alpendre, vice-presidente da Ajor, explica que “a capacitação de profissionais e empreendedores foi um tema central nas discussões que levaram à fundação da Ajor em 2021, e a parceria com o Meta e o ICFJ permite criar treinamentos de excelência acessíveis a empreendedores e jornalistas de todo o país. Um programa importante para objetivos centrais da Ajor: fortalecer o ecossistema de mídia digital no Brasil e enfrentar desigualdades regionais”.

As inscrições devem ser feitas no site do ICFJ, e não há limite de inscritos por organização. Os profissionais selecionados passarão por 6 sessões de treinamentos on-line com especialistas do setor sobre tópicos relacionados ao ecossistema de mídia digital. As sessões serão em português e em inglês, com tradução  simultânea. 

As sessões de treinamento focadas no empreendedorismo:

  • Modelos de negócios no jornalismo
  • Empreendedorismo e sustentabilidade
  • Estratégia de crescimento em audiência 
  • Monetização e novas formas de gerar receita 
  • Gestão de negócio e recursos humanos  
  • Diversidade e inclusão 

Conteúdo exclusivo para associadas 

Além destas sessões, abertas a todas as organizações de mídia digital do país, as associadas à Ajor participam de mais 6 encontros de formação exclusivos. Cada organização associada, independentemente do número de profissionais inscritos, recebe uma bolsa de até US$ 750 pela participação no treinamento. Mais detalhes estão disponíveis na página do projeto no site da Ajor

Após o treinamento, os participantes poderão se candidatar a uma “Fase de Mentoria”, que inclui coaching estratégico e tático durante três meses com especialistas do setor em todo o mundo e um fundo de US$15.000 por organização. O valor será concedido a iniciativas que apresentarem os melhores projetos para  desenvolver um projeto, um produto ou a revisão de processo.