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Ajor e Repórter Brasil lançam guia de financiamento para o jornalismo digital brasileiro

por | fev 14, 2023

Recurso traz dicas para criar e manter laços com possíveis financiadores, além de um mapeamento de potenciais investidores filantrópicos

Um dos maiores desafios do jornalismo digital está em gerar receita suficiente para garantir sustentabilidade e estruturas institucionais estáveis. De acordo com a pesquisa “Ponto de Inflexão”, divulgada em 2021 pela SembraMedia, cerca de 28% das organizações jornalísticas nativas digitais na América Latina estão no nível mais baixo de maturidade de negócios, quando a receita mediana anual do negócio não passa de 12 mil dólares. 

Para ajudar organizações de mídia a atrair investidores e criar laços com entidades filantrópicas, a Ajor (Associação de Jornalismo Digital) e a Repórter Brasil lançaram o  Guia básico de financiamento do jornalismo digital brasileiro

A jornalista Natalia Silva, responsável pela pesquisa, ouviu sete pessoas, entre profissionais que gerenciam programas de financiamento de projetos jornalísticos e fundadores de startups de mídia, para trazer dicas de como encontrar financiadores para um novo produto ou mesmo diversificar as fontes de receita de um veículo.

“A Ajor tem trabalhado para gerar oportunidades que façam com que suas associadas e outras startups de mídia espalhadas pelo país encontrem caminhos para a sustentabilidade financeira. A existência de um jornalismo digital forte, inovador e independente, que atue em diferentes nichos e regiões, é fundamental para a pluralidade do ecossistema informativo no país e para o fortalecimento da democracia brasileira”, afirma a Diretora Executiva da Associação, Maia Gonçalves Fortes.

O guia se concentra em um tipo de receita: doações feitas por organizações filantrópicas por meio de editais. Nesse tipo de contribuição, os veículos são convidados a apresentar projetos, normalmente com prazo, valor e formato determinados. 

O documento está dividido em sete tópicos, com objetivo de direcionar de modo didático a formulação de um planejamento na busca por apoiadores:

  1. Noções iniciais
  2. Dando match: como encontrar o financiador ideal?
  3. Quem são eles e onde estão?
  4. O que fazer antes de procurar financiadores: preparação e planejamento
  5. Os caminhos até o financiamento
  6. Vendendo o peixe: como apresentar bem o seu projeto para um potencial financiador
  7. Um parceiro, não um banco: como manter uma boa relação com o financiador

Além das dicas de especialistas, institutos, fundações e ONGs, o especial também traz um mapeamento com 38 organizações que têm potencial para financiar projetos brasileiros de jornalismo, separando por temas de interesse, como meio ambiente, direitos humanos, equidade de gênero, entre outros.

“Entender as particularidades da relação com financiadores foi essencial para a Repórter Brasil amadurecer sua estratégia de financiamento e conseguir novas parcerias. Quando estudamos a fundo as características de um possível apoiador, conseguimos propor projetos que realmente fazem sentido para a nossa linha editorial e para a missão da instituição e, assim, otimizamos o tempo de ambos os lados. Esperamos que o guia ajude outras organizações de jornalismo nesta direção”, afirma Ana Magalhães, editora-chefe da Repórter Brasil. 

O guia é aberto a todos os interessados. ACESSE GRATUITAMENTE.