Ajor participa de lançamento de programa de apoio à sustentabilidade de mídia

MVA proporciona soluções para aumentar a resiliência de veículos de jornalismo globalmente

Por Ajor set 27, 2024

MVA proporciona soluções para aumentar a resiliência de veículos de jornalismo globalmente

Por Ajor set 27, 2024

O MVA (Media Viability Accelerator), oficialmente lançado na última quarta-feira (26) em Nova York, oferece ferramentas avançadas de agregação e visualização de dados para organizações jornalísticas. Essa plataforma permite uma análise detalhada do desempenho, baseada em comparativos entre veículos com características similares de mercado e gestão. 

Após sua fase piloto com mais de 260 organizações de todo o mundo, a plataforma está disponível e possibilita agregar dados semanais de produção de conteúdo, audiência e receita para sites e redes sociais.

O projeto é liderado pela Internews, com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês) e a iniciativa Democracy Forward da Microsoft. Com o objetivo de apoiar a sustentabilidade financeira de veículos de jornalismo independente e local no mundo todo, o MVA tem a Ajor (Associação de Jornalismo Digital) como uma das organizações revisoras para garantir a participação de iniciativas comprometidas com o jornalismo de interesse público na plataforma.

A diretora-executiva da Ajor, Maia Fortes, participou do evento de lançamento do programa e integrou o painel “Accelerating the Viability of Newsrooms Globally”, em que apresentou informações sobre o contexto do jornalismo brasileiro a partir das experiências das associadas, que também se beneficiaram da versão piloto do MVA.

“Programas como o MVA têm um potencial enorme de causar um impacto positivo no ecossistema midiático brasileiro, com uma proposta transversal de soluções, como a análise de dados comparativos, o estímulo à inovação e a possibilidade de financiamento para implementar os insights obtidos na plataforma. É um programa bastante alinhado com a nossa missão diante das nossas associadas e do campo no Brasil”, afirma Maia.

outras notícias

veja também