notícias

Ajor, TikTok e Palavra Aberta realizam oficina gratuita de educação midiática para jornalistas

por | set 8, 2022

Treinamento online quer ajudar comunicadores na formação de uma audiência mais crítica durante o processo eleitoral no Brasil

A Associação de Jornalismo Digital (Ajor), o Instituto Palavra Aberta e o TikTok apresentam a oficina “Jornalismo e educação midiática – como construir audiências críticas”. A sessão, online e gratuita, acontece no dia 14 de setembro, às 17 horas (horário de Brasília). 

Apresentado por Daniela Machado,  coordenadora do EducaMídia, o treinamento vai abordar os desafios do jornalismo na formação de novos leitores, e como a educação midiática pode ajudar os profissionais da imprensa a irem além do fact-checking na defesa contra a desinformação. 

Jornalista com especialização em Economia,  Machado tem 20 anos de experiência como repórter e editora em grandes veículos de comunicação e é fundadora do reZOOM, plataforma de curadoria de notícias e educação para a informação.

“Educação midiática é sinônimo de cidadania no mundo conectado. Hoje, sem ler e interpretar criticamente as mensagens que chegam até nós, é impossível participar de forma ativa e responsável da sociedade”, ressalta Patricia Blanco, presidente do Palavra Aberta. “Envolver profissionais da imprensa, terceiro setor e influenciadores nessa missão é fundamental para termos um ambiente digital mais saudável.”

A oficina faz parte do “Educação Midiática – o que é e porque importa”, projeto realizado pelas três organizações e que quer aproximar comunicadores e organizações dos conceitos-chave da área, ajudando na formação de audiências mais críticas durante o processo eleitoral no Brasil.

“O jornalismo cumpre um papel fundamental ao contribuir no desenvolvimento crítico dos leitores e fortalecer o debate público qualificado no país. Mas, para isso, é importante que os jornalistas conheçam suas audiências e entendam o contexto em que elas estão inseridas, principalmente no que se refere à educação midiática. Esperamos que este treinamento seja um processo de formação muito proveitoso para todos as organizações associadas à Ajor e aos demais jornalistas”, afirma Maia Fortes, secretária Executiva da Associação de Jornalismo Digital (Ajor). 

Além do treinamento, os jornalistas poderão participar de uma oficina prática apresentada pelo TikTok, que mostrará boas práticas para a produção de conteúdo na plataforma. 

Campanha

Levando em conta o cenário de desinformação eleitoral e a necessidade do envolvimento dos jovens no processo democrático, o Instituto Palavra Aberta lançou em agosto a campanha “É fake news? A pergunta é sempre a melhor resposta. E na dúvida, pratique o VAR: Verifique Antes de Repassar”, com o objetivo de envolver principalmente a população jovem no processo eleitoral e no debate sobre cidadania.

A campanha conta com pílulas de vídeo e outros materiais que fazem parte da iniciativa #FakeToFora, lançada pelo instituto para levar essa discussão para a sala de aula.  Os vídeos estão sendo veiculados em diversas plataformas digitais, inclusive o Tik Tok, que apoiará a ação por meio da concessão de créditos de anúncio, para que os conteúdos sejam impulsionados e, assim, cheguem a mais jovens.