notícias

Ajor traduz para o português guias da NPA sobre estratégia de produto para redações

por | ago 18, 2022

Iniciativa da News Product Alliance também ganha versão em espanhol graças ao apoio da SembraMedia

A News Product Alliance (NPA) disponibilizou nesta quinta (18), as versões em português e em espanhol do Product Kit, série de guias práticos para estratégia, pesquisa e desenvolvimento de produtos em meios jornalísticos. As traduções são frutos de uma parceria da organização com a Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e a SembraMedia

Cinco conteúdos do catálogo foram disponibilizados para ambas as línguas neste primeiro momento. Confira os conteúdos em português:

 – ABC do Produto: Um glossário dos termos comuns da área de produto para organizações de notícias
Ensinando metodologias de produto na redação
Entendendo o papel do produto em organizações de notícias
Introdução ao planejamento estratégico e definição de metas
Escolhendo o método de desenvolvimento de produto que melhor funciona para sua equipe

O guia do Product Kit começa com questões básicas sobre gestão de produtos para jornalismo e evolui para áreas mais estratégicas. Os materiais são organizados em quatro categorias: o produto, a mentalidade do produto, a prática do produto e a equipe do produto. 

O objetivo da iniciativa é ampliar o debate sobre produtos no setor de notícias, uma vez que o campo conversa intimamente com a sustentabilidade dos veículos. Os conteúdos completos, incluindo as versões mais recentes da série, estão disponíveis no site da NPA

“Estamos muito felizes com esta primeira parceria da Ajor com a News Product Alliance. O trabalho que eles fazem é fundamental para a ampliação do debate sobre produtos no ecossistema do jornalismo. Esperamos que a tradução dos guias ajude a democratizar esse conhecimento para organizações brasileiras”, afirma Para Maia Fortes, Secretária Executiva da Ajor. 

A tradução para o português é da equipe interna da Ajor, com revisão e adequação de Marcelo Fontoura, Program Manager for the Online Resource Library na NPA. 

“O Product Kit em português é super importante para aproximar a noção de produto da comunidade brasileira. O ecossistema de jornalismo já evoluiu muito sobre o tema, mas ainda faltam referências, faltam conceitos básicos. O guia vem para preencher este espaço”, afirma Fontoura. 

Para dúvidas ou correções, entre em contato com o time da News Product Alliance: [email protected]