notícias

ANJ homenageará Consórcio de Veículos de Imprensa e Projeto Comprova

por | nov 4, 2021

Por Fernando Soares

A Associação Nacional de Jornais irá entregar o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2021 ao Consórcio de Veículos de Imprensa e ao Projeto Comprova. As duas iniciativas foram criadas a partir da cooperação de diversos veículos jornalísticos para mapear a situação do Brasil durante a pandemia da Covid-19 e checar fatos para combater a desinformação, respectivamente.

Formado por Estadão, Folha de S.Paulo, O Globo, Extra, UOL e G1, o Consórcio de Veículos de Imprensa foi formado para reunir e divulgar dados confiáveis a respeito da pandemia no país, depois que ficou evidente que o governo federal poderia manipular ou omitir informações sobre as consequências da Covid-19 no Brasil.

Lançado em 2018, o Projeto Comprova realiza trabalho de checagem de fatos como forma de combater a desinformação. Reúne dezenas de jornalistas de mais de 30 veículos de todo o país e tem sido fundamental também no esclarecimento das informações a respeito da pandemia no Brasil.

“Ao dividirmos o prêmio entre o Comprova e o Consórcio estamos destacando para o país que as empresas jornalísticas e seus profissionais vêm cumprindo com grande eficiência a missão de trazer a público o que interessa aos cidadãos”, destaca Marcelo Rech, presidente da ANJ. “Num momento de tanta desinformação, o jornalismo ganha relevância como antídoto contra a manipulação dos fatos com objetivos autoritários e obscurantistas”.

O prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2021 será entregue a representantes do Projeto Comprova e do Consórcio de Veículos de Imprensa no dia 1º de dezembro.

Texto originalmente publicado no Portal dos Jornalistas.