notícias

As previsões para o jornalismo em 2023, no Brasil e no Mundo

por | dez 13, 2022

Organizações que atuam no fortalecimento do ecossistema de notícias lançam projetos especiais com tendências do setor para o próximo ano

Os últimos três anos ditaram um novo ritmo para a indústria jornalística mundial. A pandemia de coronavírus modificou o funcionamento de redações, expandiu a digitalização e impulsionou o desenvolvimento de redes de colaboração que suprissem a demanda informacional sobre a crise sanitária.

Mas os hábitos de consumo de notícias mudaram. Em 2022, o número de pessoas que evitam se informar aumentou e quase dois terços dos brasileiros leem notícias por meio das redes sociais, segundo a pesquisa Digital News Report, do Instituto Reuters. Para sair na frente no mercado, as redações tiveram que apostar na produção de conteúdos específicos para este mercado, como por exemplo, para o TikTok, que é hoje uma das redes sociais de crescimento mais rápido do mundo. 

Se a covid-19 colocou a desinformação em evidência no Brasil em 2020, agora foi o período eleitoral que escancarou o problema. Na linha de frente contra as informações falsas, o jornalista virou alvo: o país viu o número de ataques contra jornalistas crescer significativamente em 2022. 

O que podemos esperar em 2023 para o ecossistema? Iniciativas de jornalismo e organizações que atuam no fortalecimento do setor procuraram especialistas em diferentes áreas para trazer previsões para o ano novo. Acesse:

O jornalismo no Brasil

Projeto do Farol Jornalismo e da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) convida jornalistas e pesquisadores brasileiros a projetarem a profissão para o ano que se aproxima. O especial de 2022 foi publicado na plataforma de jornalismo independente Headline. Entre os entrevistados estão os representantes de organizações associadas à Ajor: Natalia Viana (Agência Pública /Presidente da Ajor), Maristela Crispim (Eco Nordeste), Lucas Thaynan e Graziela França (Agência Tatu), Isabela Sperandio (Jota), Tiago Rogero (Rádio Novelo). 

Nieman Lab: Predictions for journalism 2023

Especial anual do Nieman Lab, organização da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, entrevista nomes relevantes da pesquisa e prática do jornalismo e da mídia digital sobre o que elas acham que acontecerá nos próximos 12 meses. 

Media Moments 2022 

Relatório anual do What’s New in Publishing, veículo que cobre a indústria de mídia digital, analisa as mudanças deste ano na indústria de mídia e notícias e projeta desafios para o futuro. 

Foto: Lukas Blazek/Unsplash