notícias

Associadas da Ajor marcam presença no 17º Congresso da Abraji

por | jul 14, 2022

Veículos participam do principal congresso de jornalismo investigativo do Brasil em mesas sobre direitos autorais em podcasts, distribuição de notícias via Whatsapp e outros 

Depois de dois anos de eventos exclusivamente online devido à pandemia, o Congresso da Abraji de 2022 terá modelo misto, com uma etapa virtual e uma presencial. A programação está distribuída em cinco dias, de quarta-feira a domingo. Nos dias 3 e 4 de agosto, será realizada a parte online e gratuita do evento. A versão presencial e paga do Congresso acontecerá de 5 a 7 de agosto, na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), em São Paulo. O último dia do evento será dedicado à quarta edição do Domingo de Dados, com oficinas e palestras sobre jornalismo de dados, além de bastidores de investigações ligadas ao tema. As inscrições para todos os formatos já estão abertas no site oficial.

Promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo chega à 17ª edição com o compromisso de trazer especialistas do Brasil e do mundo para discutir 15 grandes temas, incluindo técnicas de apuração, trabalhos notáveis, projetos inovadores, transparência pública, proteção e segurança, ataques à democracia, desinformação, racismo, inclusão e sustentabilidade, entre outros.

O jornalismo digital também marca presença no evento, em mesas sobre distribuição de notícias por Whatsapp, direitos autorais para podcasts, jornalismo local, e outras temáticas. A Ajor, que é parceira institucional do evento, apresenta uma mesa com cases de sucesso de produtos jornalísticos. Os veículo associadas à Ajor presentes no Congresso são Agência Pública, Agência Bori, Revista Piauí, Repórter Brasil, Aos Fatos, Fiquem Sabendo, Periferia em Movimento, Congresso em Foco, Fogo Cruzado, data_labe, JOTA, Nexo, Agência Tatu, Agência Mural, Rádio Novelo, Maré de Notícias, Az Mina, Correio Sabiá, Ponte Jornalismo, O Joio e o Trigo, Info Amazônia, Amazônia Real, Énois e Portal Catarinas

Confira as mesas com participação das organizações:

Online:

03/08/22 – 09:30
O Golpista do Tinder: como fizemos e vendemos nossa investigação para o streaming

Erlend Ofte Arntsen, Kristoffer Kumar e Natalie Remøe Hansen, jornalistas no jornal VG (Verdens Gang), da Noruega. Mediação: Cecília Olliveira, fundadora do Instituto Fogo Cruzado e diretora da Abraji.

03/08/2022 – 14:30 
Os donos da voz: o que usar no seu podcast para evitar problemas de direito autoral

Andrea Cervi Francez, advogada na Francez Advogados; e Rodrigo Alves, jornalista e autor do podcast Vida de Jornalista. Mediação: Guilherme Alpendre, diretor na Rádio novelo e vice-presidente da AJOR.

03/08/22, 16:30
Aprenda a divulgar notícias pelo WhatsApp

Maurício Ferro, fundador e diretor do Correio Sabiá; e Thiago Borges, fundador e gestor de conteúdo do Periferia em Movimento. Mediação: Chico de Gois, fundador da agência Brasília Alta Frequência.

03/08/22 16:30
GRAVADO | Jornalismo local e desconstrução de estereótipos regionais

Aldenora Cavalcante, jornalista do podcast Malamanhadas; e Isabelle Maciel, jornalista do Tapajós de Fato. Mediação: Mariama Correia, editora e repórter da Agência Pública.

04/08/22 – 11:30
AO VIVO | Quem monitora quem detém nossos dados? Big techs na mira do jornalismo investigativo

Julia Angwin, fundadora da redação sem fins lucrativos The Markup. Mediação: Sérgio Spagnuolo, fundador da agência Volt Data Lab, editor do Núcleo Jornalismo e diretor da Abraji.

04/08/22 – 14:30
GRAVADO | De shows milionários ao dinheiro público loteado: como monitorar prefeituras

Demétrio Vecchioli, colunista da UOL; Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil; e Luiz Fernando Toledo, diretor da Abraji e cofundador da Fiquem Sabendo. Mediação: Manuel Marçal, repórter de Cidades d’O Tempo.

04/08/22, 14:30
GRAVADO | Histórias sonoras: a apuração jornalística na construção do podcast

Inês Aparecida, jornalista do podcast As Cunhãs; e Joana Suarez, gerente de jornalismo da revista AzMina. Mediação: Gabriela Mayer, âncora da rádio BandNews FM e cofundadora do podcast Guarda-Chuva.

04/08/22 – 14:30
GRAVADO | Projeto de poder e religião: muito além de “voto dos evangélicos”

Andrea Dip, repórter, editora e diretora da Agência Pública; e Magali Cunha, jornalista e pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (ISER). Mediação: Juliano Spyer, antropólogo, pesquisador do Cecons/UFRJ e criador do Observatório Evangélico

04/08/22 – 16:30
GRAVADO | A cobertura da pandemia no “novo normal”

Anderson Brito, pesquisador do ITpS (Instituto Todos pela Saúde); e Maria Amélia Veras, integrante do Observatório Covid-19 BR. Mediação: Jéssica Bernardo, jornalista da Agência Mural.

04/08/22, 16:30

GRAVADO | Longa vida ao jornalismo independente: mas quem pagará por ele?🔸16h30 às 18h

Fabiano Angélico, pesquisador e doutorando na USI – Università della Svizzera italiana, na Suíça; Giovanni Harvey, diretor-executivo do Fundo Baobá; Guilherme Canela, chefe global da seção de Liberdade de Expressão e Segurança da UNESCO; e Izabela Moi, diretora de operações da Agência Mural.

04/08/22, 16:30
GRAVADO | Como desmontar uma desinformação eleitoral – parte 2: vídeos e áudios

Ana Rita Cunha, diretora de estratégia e comunidades do Aos Fatos; e Pablo Fernandez, editor e repórter da BandNews FM e verificador do Comprova. Mediação: Sérgio Lüdtke, editor do Projeto Comprova.

Presencial: 

05/08/22 – 09:30
As conexões entre crime organizado e delitos ambientais na Amazônia

Aiala Couto, pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; e Allan de Abreu, repórter da revista piauí. Mediação: FAAP.

05/08/22 – 09:30
Desafios da pesquisa eleitoral em 2022

Luciana Veiga, professora na UNIRIO e diretora da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP); e Rodolfo Costa Pinto, sócio-diretor e coordenador do PoderData. Mediação: Fábio Zambeli, analista-chefe do JOTA.info.

05/08/22 – 09:30
Escândalo do MEC: bastidores e desdobramentos da investigação

Breno Pires, repórter da revista piauí; Julia Afonso, repórter do Estadão; Paulo Saldaña, repórter da Folha de S.Paulo. Mediação: Marcelo Träsel, conselheiro da Abraji.

05/08/22 – 09:30
Lobby de armas e a cobertura da imprensa

Alice Maciel, repórter da Agência Pública; Bruno Fonseca, editor e repórter multimídia da Agência Pública; e Leonardo Cavalcanti, editor-chefe do SBT News. Mediação: Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

05/08/22 – 09:30
Mídia, raça, gênero e política: a experiência de uma startup americana

Errin Haines, fundadora e editora geral do The 19th. Mediação: Natalia Mazotte, presidente da Abraji; e Semayat Oliveira, cofundadora do Nós, mulheres da periferia.

05/08/22 – 09:30
O preço ético da sua comida: escândalos ligados à indústria de alimentos

André Campos, jornalista da Repórter Brasil; Clarissa Levy, repórter da Agência Pública; Isabel Harari, pesquisadora da Repórter Brasil; e Poliana Dallabrida, repórter da Repórter Brasil. Mediação: João Peres, cofundador de O Joio e o Trigo.

05/08/22 – 11:30
Como o jornalismo pode ajudar presos inocentes

Artur Rodrigues e Rogério Pagnan, autores do especial “Inocentes presos”, da Folha de S.Paulo; Laércio Portela, editor e cofundador da Marco Zero Conteúdo; e Márcia Lysllane, articuladora da Rede de Proteção e Resistência ao Genocídio. Mediação: Jéssica Santos, editora de relacionamento da Ponte Jornalismo.

05/08/22 – 14:30
A cobertura da pauta trans no Brasil

Bemfica de Oliva, repórter do jornal O Povo; Caê Vasconcelos, autor do livro “Transresistência”; e Sanara Santos, produtora-chefe da ÉNóis. Mediação: Gabi Coelho, repórter no Estadão Verifica e diretora da Abraji.

05/08/22 – 14:30
Desafios de investigação: assédio sexual sem provas de materialidade

Cristina Fibe, jornalista e autora do livro “João de Deus — O Abuso da Fé”; Gabriela Moreira, repórter esportiva do Grupo Globo e integrante do conselho fiscal da Abraji; e João Batista Jr., repórter da revista piauí. Mediação: Camila Brandalise, editora-assistente da Universa/UOL.

05/08/22 – 14:30
Jornalismos de todas as ciências: como noticiar pesquisas de diferentes áreas do conhecimento

Fred Santana, diretor-fundador do Vocativo.com; Gabriel Alves, consultor de comunicação no Einstein; e Meghie Rodrigues, jornalista freelancer especializada na cobertura de ciência, meio ambiente e mudanças climáticas. Mediação: Moura Leite Netto, editor da Agência Bori e presidente da RedeComCiência.

06/08/22 – 09:30
O uso da justiça contra a liberdade de expressão: relatos de jornalistas assediados

Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco; e Rubens Valente, repórter freelancer.

06/08/22 – 09:30
Rio 92 e Brasil 2022: 30 anos da cobertura do colapso do clima

Paulo Zero e Sônia Bridi, jornalistas da TV Globo. Mediação: Katia Brasil, cofundadora e editora executiva da Amazônia Real.

06/08/22 – 11:30
20 anos da morte de Tim Lopes: o que mudou na cobertura das periferias?

Bruno Quintella, filho do Tim Lopes; Jéssica Pires, jornalista do Maré Notícias; Marcelo Moreira, diretor de Jornalismo da Globo em Belo Horizonte e conselheiro da Abraji; e René Silva, jornalista da Voz das Comunidades. Mediação: Marcelo Beraba, cofundador da Abraji.

06/08/22 – 11:30
A cobertura jornalística das ações policiais

Laís Martins, repórter no Núcleo Jornalismo; e convidados em definição. Mediação: Cecília Olliveira, fundadora do Instituto Fogo Cruzado e diretora da Abraji.

06/08/22 – 14:30
Como usar agendas oficiais para cobrir lobby

Gustavo Gaudarde, jornalista na EPBR; Julia Affonso, repórter do Estadão; e Maria Vitória Ramos, cofundadora e diretora da Fiquem Sabendo. Mediação: em definição.

06/08/22 – 14:30
Grandes investigações visuais do New York Times: a invasão ao Capitólio e o massacre na Ucrânia

Haley Willis, jornalista do New York Times; e José Roberto de Toledo, editor-executivo da revista piauí.

06/08/22 – 14:30
Os efeitos da cobertura de violência racial na rotina de repórteres negros

Bruno Wendel, repórter do Correio da Bahia; e Lola Ferreira, repórter do UOL. Mediação: Cecília Olliveira, fundadora do Instituto Fogo Cruzado e diretora da Abraji.

06/08/2022 – 11h30
Jornalismo de dados: como implantar em uma redação ou trabalhar como freelancer (parte 1) 

Gabriel Zanlorenssi, editor de gráficos do Nexo; Marina Gama Cubas, jornalista investigativa e cientista de dados; e Thays Lavor, editora-chefe da Central de Jornalismo de Dados do jornal O Povo e diretora da Abraji.

Domingo de dados:

07/08/22 – 11:45
Como rastrear mensagens e anúncios políticos on-line

Laís Martins, repórter no Núcleo Jornalismo; e Lori Regattieri, pesquisadora e bolsista da Trustworthy AI, Mozilla Foundation.

07/08/22 – 11:45
Jornalismo ambiental investigativo: o rigoroso trabalho de campo e análises de dados inovadoras

Gustavo Faleiros, cofundador da InfoAmazonia; Hyury Potter, bolsista da Rainforest Investigations Network, do Pulitzer Center; Jessica Brice, repórter investigativa e jornalista de dados da Bloomberg News; Juliana Mori, diretora de conteúdo, editora-chefe da InfoAmazonia; Thiago Medaglia, jornalista de meio-ambiente e ciência.

07/08/22 – 11:45
Jornalismo de dados: como implantar em uma redação ou trabalhar como freelancer (parte 2)

Gabriel Zanlorenssi, editor de gráficos do Nexo; Marina Gama Cubas, jornalista investigativa e cientista de dados; e Thays Lavor, editora-chefe da Central de Jornalismo de Dados do jornal O Povo e diretora da Abraji.

07/08/22 – 14:45
Jornalismo de dados = dados abertos

Bruno Morassutti, advogado, especialista em direito público e processo civil e cofundador da Fiquem Sabendo; Claudia Báez, jornalista investigativa e de dados; e Jason Martínez, cofundador e CTO da Salud con Lupa. 

07/08/22 – 14:45
Jornalismo de dados para mudar realidades (parte 1)

Bianca Muniz, analista de dados da Agência Pública; Elena Wesley, coordenadora de conteúdo do Data_labe; e Graziela França, diretora de conteúdo da Agência Tatu

07/08/22 – 16:30
Jornalismo de dados para mudar realidades (parte 2)

Bianca Muniz, analista de dados da Agência Pública; Elena Wesley, coordenadora de conteúdo do Data_labe; e Graziela França, diretora de conteúdo da Agência Tatu

07/08/22 – 16:30
Modelos de negócio e produtos no jornalismo de dados

Sérgio Spagnuolo, fundador da agência VOLT DATA LAB e diretor da Abraji; e Tai Nalon, cofundadora e diretora-executiva do Aos Fatos. Mediação: Natalia Mazotte, presidente da Abraji.