O Portal dos Jornalistas, organização associada à Ajor, anunciou nesta terça-feira (24), os vencedores da segunda edição do prêmio “+Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira”. Com votação aberta ao público, o concurso acontece em dois turnos e seleciona 50 profissionais na categoria jornalista, cinco profissionais de imagem (foto e vídeo), cinco veículos de comunicação na categoria geral e cinco iniciativas lideradas por jornalistas negros ou negras.
As associadas à Ajor foram finalistas nas cinco categorias, com 19 indicações na categoria jornalistas, duas indicações de profissionais de imagem, uma de veículo geral e 14 de iniciativas com lideranças negras. Entre os profissionais premiados, seis profissionais das associadas à Ajor figuram pela primeira vez a lista dos 50 jornalistas negras e negros mais admirados; outros seis estão na lista pela segunda vez. No total, oito associadas à Ajor foram vencedoras nas diferentes categorias.
No dia 11 de novembro, ocorrerá a cerimônia de premiação, quando também será conhecida a lista “TOP10 +Admirados jornalistas negras e negros”. Na ocasião, também haverá homenagens aos Decano, Decana, Personalidade e Revelação do Ano, que recebem troféus especiais.
Confira a lista de profissionais das organizações associadas que foram premiados:
Categoria Jornalistas
Aline Reis – Jornal Plural
Anderson Moraes – Jornal Empoderado
Fabiana Moraes – Intercept Brasil
Flávio VM Costa – Alma Preta
Gabriela Francisco – Metrópoles
Gloria Maria – Agência Mural
Jessica Moreira – Nós, Mulheres da Periferia
Jessica Tamyres dos Santos – Ponte Jornalismo
Luiz Maza – Metrópoles
Pedro Borges – Alma Preta
Semayat Oliveira – Nós, Mulheres da Periferia
Vinícius Veloso – Metrópoles
Categoria Profissionais de Imagem (Foto e Vídeo)
Léu Britto – Agência Mural
Solon Neto – Alma Preta
Categoria Veículo Liderado por Jornalistas Negros e Negras
Alma Preta
Nós, Mulheres da Periferia
Ponte Jornalismo