Associadas à Ajor vencem prêmio internacional de excelência jornalística

Por Tainah Ramos set 04, 2024

Com 12 categorias, a premiação oferecida pela Sociedad Interamericana de Prensa reconhece trabalhos das Américas e da Espanha

A SIP (Sociedad Interamericana de Prensa) anunciou no dia 28 de agosto os vencedores dos 12 Prêmios de Excelência Jornalística 2024, que reconhecem trabalhos jornalísticos das Américas e da Espanha. 

Organizações associadas à Ajor, Agência Mural e Metrópoles foram premiadas nas categorias Jornalismo de Dados e Infografia e Cobertura Noticiosa de Atualidade, respectivamente. Este foi o primeiro prêmio internacional recebido pela Mural, que cobre há cerca de 14 anos as periferias de São Paulo e da Grande São Paulo.

A Mural foi reconhecida pela reportagem “Panorama das favelas de São Paulo”, que contextualiza por meio de texto, fotos e infográficos interativos a realidade das periferias da capital paulista. “A ideia de fazer uma narrativa com dados mostrando onde estão as favelas em São Paulo começou no Master de Jornalismo de Dados no Insper, onde eu, José Florentino e Ingrid Fernandes, desenvolvemos a ideia de usar as bases públicas de dados sobre essas moradias e mostrar como elas estão distribuídas pela capital. A partir daí, nos unimos com a nossa rede de correspondentes espalhados pelas periferias da Grande São Paulo e que vivem em algumas dessas regiões”, conta Paulo Talarico, cofundador da organização e Diretor de Treinamento e Dados.

Para Talarico, um dos autores da reportagem, trazer essa abordagem foi um caminho para explicar as circunstâncias das concentrações de moradias em determinadas áreas, de forma muitas vezes improvisadas e sem serviços básicos. “Na Mural, sempre mostramos as histórias de quem vive nas periferias e como os moradores buscam transformar as realidades desses territórios, mas sem deixar de denunciar as desigualdades implícitas e que afetam a vida de milhões de pessoas. O panorama das favelas ajuda a ilustrar de forma evidente esse cenário”, afirma.

Já o Metrópoles foi premiado pelo especial “Estradas de papel”, que denuncia o uso de fundos públicos por meio da estatal Codevasf, com casos de corrupção que se estendem desde o governo de Jair Bolsonaro (PL). 

“É uma honra ter o trabalho reconhecido pelo Prêmio SIP. O Metrópoles acredita no papel social do jornalismo em transformar a vida dos brasileiros. A matéria vencedora mostra na prática como as decisões do Congresso Nacional afetam a realidade dos moradores do interior de Goiás e Alagoas. O reconhecimento de uma instituição tão respeitada nos motiva a investigar mais e cobrar diariamente os políticos do país”, diz Lilian Tahan, CEO do veículo.

Confira a lista completa dos ganhadores.

outras notícias

veja também