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Associadas da Ajor apresentam cases de sucesso em mesa do Congresso da Abraji

por | ago 9, 2022

Durante a programação presencial do evento, os cinco veículos falaram sobre os desafios e oportunidades para o desenvolvimento de produtos no jornalismo

Nos últimos dias 5, 6 e 7 de agosto a Abraji realizou a programação presencial do 17º Congresso de Jornalismo Investigativo. A  Associação de Jornalismo Digital (Ajor)  foi anfitriã da mesaPensando e lançando um produto jornalístico, que convidou cinco organizações associadas para que elas contassem como idealizaram novos produtos para suas audiências. Participaram os veículos Alma Preta Jornalismo, Marco Zero Conteúdo, Jornal Plural, JOTA e Meio

De acordo com a Secretária-Executiva da Ajor Maia Fortes a troca entre organizações inspiram outros veículos, tanto os que estão no início como os já consolidados, a se arriscarem em novas oportunidades e desafios: “Esses encontros fortalecem as associadas a terem inspiração para continuarem mesmo nos tempos de dificuldades”, completa Maia. É a primeira vez que a organização organiza uma mesa nesse que é um dos eventos de jornalismo mais importantes do país. 

A mesa foi mediada pela presidente da Ajor Natalia Viana. Entre os convidados estavam Elaine Silva, cofundadora da Black Adnetwork e CEO do Alma Preta Jornalismo, Carol Monteiro, cofundadora da Marco Zero Conteúdo, Rogerio Galindo, fundador do Plural, Vitor Conceição, CEO do Meio, e Paty Gomes, Diretora de Produto do JOTA. 

Diretora Administrativa-Financeira da Alma Preta Jornalismo, Elaine Silva apresentou a iniciativa Black Adnetwork, que reúne veículos independentes que querem apostar em um modelo de negócio por anúncios. “Estamos criando uma incrível rede de oportunidades. Publishers, creators, analistas e especialistas em AdTech gerando juntos negócios para pessoas e empresas lideradas por pretas e pretos”, afirma a Diretora. 

A Black Adnetwork é a primeira rede publicitária voltada para a questão racial na América Latina. De acordo com Elaine, a participação no Congresso foi um marco para a mídia negra e independente. Além disso, ela ressaltou a importância das marcas, grandes empresas e mídias investirem nos veículos da rede para ajudar no fortalecimento dos veículos independentes. 

O Marco Zero Conteúdo, representado pela Diretora de Cursos e Projetos Carolina Monteiro, apresentou o aplicativo Lume, que realiza uma curadoria de conteúdo para pessoas cegas e com baixa visão. A plataforma foi idealizada pelo veículo, pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e por um grupo de nove organizações de jornalismo independente do Nordeste. O aplicativo é gratuito e está disponível para download no Google Play. 

De acordo com Carolina, o maior desafio foi encontrar pessoas com deficiência visual para a pesquisa de campo e a divulgação do projeto, uma vez que elas não se sentem historicamente representadas. “Precisamos fazer uma busca ativa para trazer essas pessoas para a iniciativa. Elas estão interessadas no jornalismo, inclusive em produzir conteúdos”. 

O JOTA, outra organização presente, foi representada pela Diretora de Produtos e Operações Paty Gomes. Ela trouxe detalhes sobre a idealização da plataforma e como ela utiliza a mentalidade de produto como ponto central do modelo de negócio. 

“A partir do lançamento de um produto, a dificuldade é acertar o problema a ser resolvido e a audiência. Quando ela já tem product/market fit, precisamos nos manter relevantes, continuar a entregar produtos que façam sentido para a nossa base de clientes e que eles topem continuar pagando por isso”, afirma Paty. 

Os participantes também puderam conhecer mais sobre a criação e a estratégia do o Jornal Plural, veículo independente de Curitiba. Rogério Galindo, fundador do jornal, contou sobre a importância da manutenção dos assinantes e a diversificação de receita via branded content. “A maior dificuldade do Plural foi convencer as marcas a respeito de retorno financeiro. Mas hoje, elas acreditam na importância do Plural e na perspectiva de retorno”, comenta.

O fundador do Meio Vitor Conceição apresentou a nova estratégia do veículo para veicular conteúdos no YouTube.  De acordo com ele, a decisão de ir além da newsletter se deu a partir de um mapeamento do perfil de consumo da audiência, que prefere se informar por vídeos na segunda parte do dia. 

“Enquanto na newsletter, de manhã cedo, a gente faz um resumo do dia, no Youtube estruturamos algo mais aprofundado, para ser uma análise, como uma coluna de opinião”, comentou Vitor. Atualmente, o canal do veículo tem mais de 130 mil seguidores e publica vídeos diários sobre política e sociedade. 

Marcaram presença na mesa outras organizações de mídia independente, estudantes, e referências na pesquisa sobre o jornalismo digital, como o professor Rosental Calmon Alves, fundador e diretor do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas.

Acompanhe a repercussão do Congresso por meio da cobertura realizada pela equipe Oboré. 

Foto: Vinicius Martins l Alma Preta Jornalismo