notícias

Associadas da Ajor discutem o futuro do jornalismo no Festival FALA! 

por | set 29, 2021

O Sesc São Paulo e quatro iniciativas jornalísticas realizam, entre os dias 1º e 8 de outubro, a segunda edição do FALA! – Festival de comunicação, culturas e jornalismo de causas. O evento, que terá programação totalmente online, tem três associadas da Ajor entre os organizadores: Ponte Jornalismo, Marco Zero Conteúdo e Alma Preta

A iniciativa debate o papel dos meios de comunicação como ferramenta na construção de uma democracia plena, discutindo a importância de cultura, identidade e diversidade de linguagens na área. A programação inclui painéis e cursos com pesquisadores que atuam com comunicação de base, manifestações artístico-culturais da América Latina, e participação de agentes que comandam plataformas independentes de jornalismo em diversas regiões do Brasil. 

Laércio Portela, do portal Marco Zero e um dos idealizadores do FALA!, diz que o jornalismo de causas ainda é um nicho nos principais encontros de jornalistas brasileiros. “Nós pretendemos discutir de forma mais aprofundada a relação entre arte, cultura e um jornalismo posicionado e comprometido com a diversidade e a pluralidade de vozes e corpos. É importante que construamos estes espaços de discussão para fortalecer o compromisso do jornalismo com a democracia, sem as meias-palavras e omissões do passado recente”, explica. 

A programação completa do festival será transmitida pela plataforma do Sesc Avenida Paulista, e todas as mesas de discussão têm a participação de associadas da Ajor, seja na mediação ou compondo os painéis:

Mesas de discussão – De 1 a 3 de outubro

Mesa de abertura: Como o jornalismo, arte e a cultura podem colaborar na reconstrução desse mundo moderno que se encontra em ruínas?

Fala inaugural: Danilo dos Santos de Miranda (Diretor Sesc São Paulo)

Painel: Rosane Borges, Fabiana Cozza dos Santos e Donminique Azevedo (UNEB);

Mediação: Laercio Portela (Marco Zero Conteúdo)

Quando: 01/10 | 19h

Mesa 1: Jornalismo e democracia: ou vai ou racha!

Painel: Cristina Serra (Folha de São Paulo), Ana Paula (Canal Corpo Político) e Cecilia Olliveira (The Intercept, do RJ)

Mediação: Pedro Borges (Alma Preta Jornalismo)

Quando: 02/10 | 10h

Mesa 2: Jornalismo influencer: resistência narrativa nas redes

Painel: Samela Awiá (APIB), Martihene Keila de Oliveira (Sargento Perifa, de PE) e Xico Sá (El País)

Mediação:Raull Santiago (PerifaConnection, do RJ) 

Quando: 02/10 | 15h

Mesa 3: Quem vai financiar o jornalismo independente o Brasil

Painel: Daniele Moura (Jornal Maré Notícias, do RJ), Elaine Silva (Alma Preta Jornalismo) e Rogério Christofoletti (UFSC)

Mediação: Rosenildo Ferreira (1PapoReto)

Quando: 03/10 | 10h

Mesa 4: Diálogos Sul-Sul

Painel: Alejandro Valdéz (El Surty, do Paraguai), Alecsandra Matias de Oliveira (ECA-USP) e Cesar Batiz (El Pitazo e Poderopedia, da Venezuela)

Mediação: Jessica Tamyres dos Santos (Ponte Jornalismo)

Entre os dias 5 e 8 de outubro, também como parte da programação, será ministrado o curso “Jornalismo, o mundo moderno e as novas formas de mediação”. Alane Reis, da Revista Afirmativa, também membro da Ajor, será uma das facilitadoras do módulo “Ler e Dizer o Mundo de Forma Minimalista: as camadas do invisível e as narrativas de mulheres negras”. As oficinas têm limite de 120 vagas e as inscrições estão abertas aqui

É possível acompanhar mais detalhes da programação no Instagram do Festival