notícias

Associadas da Ajor são selecionadas para a edição de 2021 do Desafio da Inovação do Google

por | jul 22, 2021

O Google anunciou, na quarta-feira, 21 de julho, os projetos selecionados para o Desafio da Inovação da Google News Initiative na América Latina. Foram mais de 300 inscritos na região e 21 selecionados, dentre os quais 8 são do Brasil.

A Associação de Jornalismo Digital parabeniza dez organizações associadas que fazem parte de três projetos contemplados no Desafio: Projeto #Colabora, ((o)) eco, InfoAmazonia, Agência Envolverde, AzMina, Núcleo Jornalismo, Marco Zero Conteúdo, Saiba Mais, Agência Eco Nordeste e Revista Afirmativa.

De acordo com o Google, a iniciativa do Desafio da Inovação busca dar apoio ao desenvolvimento de novos produtos de notícias e modelos de negócio, de modo a promover um ecossistema mais sustentável, diverso e inovador ao jornalismo.
Os projetos das associadas que foram selecionados são iniciativas que terão impacto não só no trabalho das organizações, como também no ecossistema de jornalismo digital brasileiro, já que serão ferramentas open source ou disponíveis para uso da comunidade jornalística.  

Saiba mais sobre os projetos contemplados aqui: 

Amplifica
Proposto pela Revista AzMina em parceria com o Núcleo Jornalismo, é uma ferramenta que visa facilitar a participação da comunidade com os sites de notícias, usando ferramentas de monitoramento de redes sociais para organizar um fluxo orgânico de conteúdo e, assim, aproximar as pessoas e enriquecer discussões importantes.

Acessibilidade jornalística: um problema que ninguém vê 
Nove iniciativas jornalísticas do Nordeste (
Marco Zero Conteúdo,  Mídia Caeté, Olhos Jornalismo, Retruco, Diadorim, Saiba Mais, Agência Eco Nordeste, Revista Afirmativa e a newsletter Cajueira), em colaboração com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o projeto cria uma ferramenta para diagnosticar problemas de acessibilidade em sites jornalísticos e identificar conteúdos de qualidade, acessíveis e inclusivos.

Diário do Clima
Projeto colaborativo, que envolve as organizações Projeto #Colabora, Eco Nordeste, InfoAmazonia, ((o)) eco, Agência Envolverde, ClimaInfo, Política por Inteiro e Open Knowledge Brasil, vai monitorar Diários Oficiais de municípios brasileiros e, por meio de aprendizado de máquina, extrair informações de atos públicos referentes a temas ambientais e disponibilizar de modo organizado para jornalistas, empresas e ONGs.