notícias

Atlas da Notícia chega à sexta edição com novidade na coleta de dados

por | mar 14, 2023

O projeto mapeia iniciativas de jornalismo no país todo e identifica os chamados “desertos de notícia”

O Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) anunciou na última quarta-feira (08) o início da campanha para a sexta edição do Atlas da Notícia, censo que analisa a presença do jornalismo local no Brasil.

A nova edição tem o objetivo de atualizar o mapa dos veículos jornalísticos nos 5.570 municípios brasileiros, obter informações sobre a atividade no país e registrar abertura e fechamento de empresas de comunicação. Esses dados representam uma base consistente para que pesquisadores de todo o Brasil possam orientar novas investigações sobre o jornalismo no país.

O último censo, cujos dados foram divulgados em fevereiro de 2022, registrou a presença de 13.734 veículos jornalísticos em atividade no país e apontou uma redução de 9,5% no número de municípios considerados desertos de notícias. Este termo é utilizado em referência aos municípios que não dispõem de nenhum veículo de comunicação. Nessa condição, estão 2.968 cidades, onde vivem 29,3 milhões de pessoas. A maioria está localizada no Norte.

A organização, a análise e a publicação dos dados coletados serão realizadas pelo Volt Data Lab, liderado por Sérgio Spagnuolo. Já a coordenação da pesquisa nas cinco regiões brasileiras estará a cargo de Sérgio Lüdtke, que contará com o apoio dos pesquisadores regionais Angela Werdemberg (Centro-Oeste), Dubes Sônego (Sudeste), Jéssica Botelho (Norte), Mariama Correia (Nordeste) e Marcelo Fontoura (Sul).

O censo do jornalismo local brasileiro conta também com o apoio de professores e estudantes de escolas de jornalismo das cinco regiões do país e de voluntários que colaboram com a coleta dos dados. Na última edição, o Atlas da Notícia contou com 174 colaboradores voluntários. É possível se inscrever para colaborar com a iniciativa preenchendo o formulário disponível neste link.

Neste ano, o projeto traz uma novidade: será disponibilizada uma ferramenta que permite o cruzamento de dados do Atlas com outras bases de dados, ampliando o conhecimento que pode ser gerado pelo mapeamento.

Em comunicado sobre o lançamento, o presidente do Projor, Francisco Rolfsen Belda, ressaltou a importância do projeto como fonte de conhecimento sobre o jornalismo brasileiro e aponta novas possibilidades de uso dos dados. “O Atlas da Notícia já está consolidado como um importante instrumento de pesquisa para a comunidade acadêmica e como uma fonte de dados valiosos para organizações interessadas em planejar sua atuação no mercado profissional. Agora, a partir de 2023, acreditamos que o Atlas da Notícia possa ajudar também na formulação de políticas públicas de fomento ao jornalismo local, sobretudo em regiões onde a presença de veículos comerciais é escassa”, afirma.

Inspirado no projeto America’s Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review, o Atlas da Notícia é uma iniciativa do Projor e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A Meta é patrocinadora do Atlas da Notícia desde 2018, como parte das iniciativas para apoiar veículos de notícias locais.