notícias

Biblioteca online reúne pesquisas, artigos e reportagens sobre produtos jornalísticos

por | nov 23, 2022

Iniciativa da News Product Alliance disponibiliza mais de 300 conteúdos sobre o tema em inglês, português e espanhol

A News Product Alliance (NPA), comunidade online de pensadores de produtos jornalísticos, lançou nesta semana a News Product Resource Library (Biblioteca de recursos de produtos jornalísticos, em tradução livre), um banco de dados que reúne conteúdos sobre a aplicação da mentalidade de produto no ecossistema de notícias. 

Desenvolvida em parceria com a Google News Initiative, a biblioteca abrange tópicos como design thinking, fontes de receita para o jornalismo digital, como implementar uma estratégia de produto em uma redação, entre outros. As pesquisas, artigos e reportagens selecionadas passaram pela curadoria de uma equipe de jornalistas especializados no tema. Os mais de 300 conteúdos disponíveis estão em inglês, português e espanhol.

Os usuários podem usar filtros para navegar pelos conteúdos, escolhendo o nível de complexidade e a temática de interesse, por exemplo. Também estão disponíveis na curadoria os conteúdos do Product Kit, série de guias práticos para estratégia, pesquisa e desenvolvimento de produtos em meios jornalísticos desenvolvido pela organização e traduzido para o português com apoio da Ajor. 

“Este é um primeiro passo para a construção de um centro de conhecimento para pensadores de produtos em todo o mundo. É um esforço comunitário que nos aproxima da construção de um futuro sustentável e ético para o jornalismo em todo o mundo”, afirmou Felicitas Carrique, Diretora Executiva da News Product Alliance, em nota de divulgação da iniciativa. 

A base de dados  é gratuita e está disponível publicamente em https://learning.newsproduct.org

Curso online sobre produtos

Estão abertas as inscrições para o programa online de imersão em produtos para jornalistas de pequenas redações, uma iniciativa da Newmark J-School, em parceria com a News Product Alliance (NPA) e a Google News Initiative. 

O curso foi desenvolvido para jornalistas de organizações de notícias locais de pequeno a médio porte de toda a América com interesse em adotar uma abordagem de produto para atender melhor seu público e encontrar novos caminhos para a sustentabilidade. Toda a formação é inglês e inclui palestras assíncronas e ao vivo, discussões e treinamento em pequenos grupos.

As inscrições vão até 9 de dezembro neste link.