notícias

Bori e Nexo Políticas Públicas realizam coletivas com especialistas em sistemas alimentares

por | maio 12, 2022

Evento é exclusivo para jornalistas cadastrados na Bori; encontros acontecem de maio a outubro

Em cinco encontros online que acontecem de maio a outubro de 2022, a série “Coletiva Bori & Nexo Políticas Públicas sobre sistemas alimentares” convida especialistas para debater sobre os principais desafios desse campo, como o combate à fome, a promoção de sistemas alimentares mais saudáveis e resilientes às mudanças climáticas e a elaboração de políticas públicas focadas na segurança alimentar.

As coletivas estão organizadas em sessões de 1h30, sempre de quarta-feira. São 40 vagas para cada encontro, exclusivas para jornalistas cadastrados na Bori. Tanto o registro na plataforma da agência como a inscrição para o evento podem ser feitos gratuitamente. 

Após o cadastro, os jornalistas passarão por um processo de seleção, que levará em conta o veículo de comunicação a qual pertencem, raça/gênero e diversidade regional. É possível se inscrever em mais de um encontro e todos os participantes receberão certificados ao final do evento. 

Parceria 

A iniciativa é a primeira colaboração entre a Bori, agência focada em apoiar a divulgação científica, e o Nexo Políticas Públicas, plataforma acadêmico-jornalística do Nexo Jornal, ambas iniciativas associadas à Ajor. 

“Acompanhamos o trabalho do Nexo Políticas Públicas há algum tempo e vemos bastante sintonia entre o que eles fazem e o nosso trabalho na Bori. Ambas as iniciativas levam conhecimento científico sobre temas importantes para o debate público e querem, de alguma forma, impactar a construção de políticas públicas com base em evidências científicas”, afirmou Natália Flores, gerente de conteúdo da Bori. 

As plataformas são apoiadas pelo Instituto Ibirapitanga, organização que possui um programa dedicado à construção de sistemas alimentares mais justos e sustentáveis no país. A entidade também colaborou na realização das coletivas.

Em conversas com o Instituto, percebemos que a parceria com veículos de comunicação já era, mas será ainda mais fundamental, especificamente, neste ano, diante dos desafios impostos pelo cenário econômico/político”, completa Flores. 

Para Ana Beatriz Miraglia, editora do Nexo Políticas Públicas, a parceria com a Bori “reitera a missão do Nexo Políticas Públicas de ampliar o alcance da produção acadêmica de excelência abordando temas fundamentais para o debate público atual”. 

Por que pautar a alimentação?

Relatório elaborado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA) e pela União Europeia, mostrou que, em 2021, mais de 190 milhões de pessoas, em 53 países, se encontravam em situação de insegurança alimentar aguda, quando é necessário ajuda urgente para a sobrevivência.

A situação alarmante, agravada pela crise econômica mundial, trouxe a temática de volta ao noticiário. “O jornalismo tem um papel importante em discutir esse tema e, principalmente, em cobrar de governos medidas efetivas e políticas públicas para solucionar esse problema. Em ano de eleição, isso significa exigir que o tema alimentação faça parte das plataformas dos candidatos à presidência e governos estaduais”, afirma Flores.

Segundo ela, a cobertura jornalística sobre alimentação é fragmentada em editorias, o que dificulta olhar para a área de forma mais sistêmica. “É um tema transversal, que exige uma perspectiva mais complexa, de entender o processo produtivo do alimento até seu consumo, levantando os problemas relacionados a cada etapa. A ideia, neste projeto de coletivas, é levar a voz de especialistas em alimentação para o debate público sobre o tema, apoiando a cobertura da imprensa”, completa.

 

Programação

25/05, 19h – Ultraprocessados e efeitos na saúde pública, com Patrícia Jaime (Faculdade de Saúde Pública/USP) – Inscrições aqui

29/06, 10h – Mapa da Fome e Direito humano à alimentação, com Sandra Maria Chaves (UFBA/Rede Penssan) – Inscrições aqui

27/07, 10h – Emergência climática e produção de alimentos, com Luís Fernando Guedes Pinto (SOS Mata Atlântica) – Inscrições aqui

31/08, 10h – Políticas Públicas para a Segurança Alimentar, com Islandia Bezerra (UFAL) – Inscrições aqui

5/10, 19h – Agrotóxicos e alimentos, com Renato Zanella (UFSM) Inscrições aqui