notícias

Centro Knight e Tornavoz oferecem curso gratuito para jornalistas sobre como evitar processos judiciais

por | out 25, 2023

Formação acontece de 20 de novembro a 17 de dezembro de 2023, com aulas assíncronas

Estão abertas as inscrições para o curso online aberto e massivo (MOOC) “Como Blindar suas Reportagens Contra Processos Judiciais”, uma iniciativa do Centro Knight de Jornalismo nas Américas em parceria com o Instituto Tornavoz e apoio do Google

Ministrado por Taís Gasparian e Mônica Galvão, advogadas cofundadoras do Tornavoz e especializadas em liberdade de expressão e liberdade de imprensa, o iniciativa abordará temas como responsabilidade civil, direitos de privacidade, direito de resposta, confidencialidade da fonte e outros meandros legais que envolvem as atividades jornalísticas no Brasil.

As aulas acontecem de maneira assíncrona entre 20 de novembro a 17 de dezembro de 2023, divididas em quatro módulos. O curso e o certificado de conclusão são gratuitos. As inscrições podem ser feitas neste link. 

A formação é direcionada a jornalistas e comunicadores, estudantes e professores de jornalismo que buscam aprimorar seu conhecimento sobre aspectos jurídicos relevantes ao exercício de sua profissão. Também pode ser útil a profissionais da área do direito, em especial advogados(as) que atuam em casos que envolvam veículos de comunicação e profissionais da imprensa.

“Atualmente, percebemos que processos judiciais são movidos com o objetivo de cercear a livre manifestação do pensamento. Neste curso, queremos dar uma resposta a esse tipo de ataque. Aprender algumas ferramentas e entender os mecanismos do direito pode ser o suporte necessário para que um comunicador não fique tão vulnerável. Durante as aulas, vou compartilhar a experiência que pude acumular ao longo de mais de 30 anos de atuação nesta área”, afirmou Gasparian.

Assista ao vídeo de divulgação da iniciativa: