notícias

Centro Knight lança curso gratuito de jornalismo empreendedor

por | mar 16, 2022

Treinamento oferecido em parceria com SembraMedia e a Associação de Jornalismo Digital (Ajor) é direcionado a estudantes e jornalistas que querem abrir ou aperfeiçoar seus próprios negócios 

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, em parceria com a SembraMedia e a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), lança nesta quarta-feira (16) o curso gratuito “Jornalismo Empreendedor: Estratégias de Sustentabilidade para Meios Digitais Independentes”.

O objetivo é ajudar jornalistas, educadores e estudantes de jornalismo da América Latina interessados ​​no fenômeno global das startups de notícias e seus desafios para se tornarem sustentáveis. Mais de mil veículos digitais da América Latina, EUA e Espanha compõem hoje o Diretório de Mídia organizado pela SembraMedia.

 O MOOC (curso online aberto, em tradução livre) foi divulgado durante a mesa Das mídias de massa à massa de mídias, no Festival 3i 2022. O encontro reuniu três grandes autoridades do setor para discutir as transformações na indústria jornalística e os avanços e desafios para a mídia independente: Alison Bethel, vice-presidente de Excelência Corporativa na Report for America, Janine Warner, cofundadora e CEO da SembraMedia e o professor Rosental Alves, fundador e diretor do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas. 

O curso, que acontece de 11 de abril a 13 de maio de 2022, é oferecido gratuitamente graças ao apoio da Climate and Land Use Alliance (CLUA) e da Google News Initiative (GNI). 

“O principal desafio de lançar um meio nativo digital, mais do que tudo, tem a ver com o fato de que os fundadores precisam fazer várias coisas ao mesmo tempo no início de qualquer empreendimento”, afirma Janine Warner, cofundadora e diretora executiva da SembraMedia. “Além disso, a indústria da mídia é especialmente complexa: do conteúdo ao público, do modelo de negócio à contabilidade, e até pensar em como fazer um pitch e explicar sua ideia para o mundo.”

“Neste MOOC, você receberá uma visão ampla de áreas nas quais líderes de mídia têm mais desafios”, completa Warner. “Nosso objetivo é ajudar jornalistas a construir organizações de mídia melhores e mais fortes para produzir jornalismo independente nos próximos anos.”

Os principais instrutores do treinamento são Janine Warner e Mijal Iastrebner, cofundadoras e diretoras executivas da SembraMedia, organização que ajuda meios digitais independentes a desenvolver modelos de negócios sustentáveis. 

Para o curso em português, elas serão auxiliadas por Marcelo Fontoura, professor de jornalismo digital e de dados na Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos da PUCRS e um dos pesquisadores responsáveis pelo Atlas da Notícia

Os participantes também serão acompanhados pelos instutures da SembraMedia Abraham Torres, James Breiner, Sebastián Auyanet, Miguel Loor, Naimid Cirelli e Natalia Van Hoozer. “Eles não apenas têm apenas experiência no ensino de jornalismo empreendedor, como são pessoas que têm contato direto com empreendedores de mídia”, explica Iastrebner.

O curso ocorre ao longo de cinco semanas, cada uma focada em um módulo e tema específicos:

  • O Módulo 1 cobre as tendências do jornalismo empreendedor. Também revisará temas a serem considerados no planejamento de um projeto jornalístico, levando em consideração os resultados das pesquisas da SembraMedia.
  • O Módulo 2 se concentra em como criar ou melhorar um modelo de negócio sustentável usando a ferramenta Business Model Canvas.
  • O Módulo 3 ensina como entender melhor o público que visita seu site e redes sociais. Ele revisará como definir KPIs e métricas em diferentes plataformas sociais, além de mostrar como usar o Explorador de audiência, do Google Analytics.
  • O Módulo 4 discute o desenvolvimento e diversificação de fluxos de receita. Você aprenderá sobre serviços de consultoria, agências de conteúdo, eventos e doações. Também analisará estudos de caso de sucesso entre meios de comunicação.
  • O Módulo 5 ensina como criar uma base sólida para o futuro do seu projeto. Você revisará a importância de uma página “Sobre nós” e como comunicar sua história e missão para seu público, financiadores e outros meios.

O curso está estruturado em videoaulas, apresentações, leituras, fóruns de discussão e questionários. Além disso, haverá dois eventos ao vivo, um em espanhol e outro em português, com empreendedores do jornalismo que compartilharão sua experiência gerenciando meios na América Latina. Haverá também materiais de instrução bônus, que são opcionais em alguns dos módulos.

“O MOOC é uma grande oportunidade para jornalistas”, afirma Marcelo Fontoura, instrutor assistente do curso em português. “Por um lado, torna mais fácil para os jornalistas aprenderem sobre as novas tendências no ecossistema digital. Por outro lado, dá conselhos muito aplicados para quem quer lançar seu empreendimento de notícias.”

“Aprendemos muito com pesquisas recentes sobre o que funciona e o que não funciona para novas startups de jornalismo, mas às vezes esse conhecimento se espalha por vários recursos. Este curso é uma oportunidade para os alunos terem acesso a tudo em um só lugar”, completa.

O MOOC será assíncrono, o que significa que os alunos podem realizar as atividades e tarefas nos dias e horários que melhor se adequarem às suas programações. Existem, no entanto, prazos sugeridos para que os alunos não fiquem para trás dos outros participantes.

Aqueles que completarem com sucesso os requisitos do curso receberão um certificado de conclusão concedido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas.

Assista à mesa de lançamento, no Festival 3i: