Centro Knight oferece treinamento gratuito em gestão de produtos jornalísticos

Por Ajor fev 06, 2023

Ministrado por Paty Gomes, diretora de produtos do Jota, curso acontece entre fevereiro e março, com aulas assíncronas

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas abriu as inscrições para o curso online “Gestão de produtos jornalísticos: Como adotar o ‘product thinking’ na sua redação”, que vai acontecer entre 13 de fevereiro e 12 de março de 2023. A participação é gratuita e o registro deve ser feito neste link.

A instrutora da versão brasileira do treinamento é Paty Gomes, diretora de produtos e tecnologia no JOTA, organização associada à Ajor reconhecida por aplicar a mentalidade de produtos na gestão de seus negócios. O MOOC é indicado para jornalistas que têm um produto que já está sendo entregue, ou para aqueles que têm uma ideia e estão prontos para desenvolvê-la.

“No nosso campo de atuação, é muito comum que uma pessoa trabalhe com produto sem ter no seu cargo a palavra produto no nome”, afirmou Gomes. “São pessoas que lidam com audiência, engajamento, inovação, tecnologia, design e tantas outras posições em que o ‘product thinking’ ajuda a entregar melhores resultados.”

https://twitter.com/JCourses/status/1621576612784349184

A gestão de produtos vem ganhando força no jornalismo nos últimos anos e se tornou uma habilidade em alta nas redações em muitos países. O curso foi pensado em quatro módulos, com o objetivo de suprir as principais dúvidas das redações sobre gestão de produtos:

  • O módulo 1 cobre os desafios de usar a mentalidade de produto no jornalismo, incluindo as características que podem ajudar ou dificultar que um jornalista se torne uma pessoa de produto
  • O módulo 2 mostrará como aplicar uma visão de produto aos produtos existentes, incluindo como avaliar o desempenho
  • O módulo 3 explora a adoção de uma visão de produto para novos produtos, analisando o projeto organizacional, montando uma equipe interdisciplinar e dominando a priorização
  • O módulo 4 abrange multitarefas e comunicação dentro de sua organização para garantir o sucesso de sua nova abordagem ao produto

Ao fim do treinamento, os alunos entenderão quais são as habilidades necessárias para trabalhar com produtos em uma redação e como comunicar estratégias de forma eficaz.

Gomes será acompanhada por palestrantes convidados, incluindo Juan Torres, gerente de programas do ICFJ e Luciana Cardoso, chefe de produto da Bandplay e vice-presidente da diretoria da News Product Alliance.

A instrutora vai ministrar o curso utilizando vídeos, apresentações, leituras, fóruns de discussão e questionários. Aqueles que concluírem com sucesso os requisitos do curso são elegíveis a pagar por um certificado de conclusão. Nenhum crédito acadêmico formal está associado ao certificado.

Como todos os cursos do Centro Knight, este MOOC é assíncrono, o que significa que as atividades podem ser concluídas nos dias e nos horários que melhor se adequarem ao horário dos participantes. No entanto, há prazos semanais recomendados para que os alunos não fiquem para trás.

outras notícias

veja também