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Como o jornalismo inova para combater a desinformação eleitoral

por | ago 29, 2022

Projetos selecionados pelo programa “Jogo Limpo”, realizado pelo ICFJ e Youtube Brasil, misturam tecnologia, educação midiática e trabalho em rede para promover um ambiente informativo mais confiável

O fenômeno da desinformação geralmente acompanha o cenário político, econômico e social que o país vive. Se a pandemia de coronavírus colocou as notícias falsas em evidência em 2020, agora é o período eleitoral que escancara o problema. 

Em junho de 2022, equipes de seis organizações de notícias foram selecionadas para receber fundos e mentoria no desenvolvimento de projetos que combatem a desinformação antes das eleições de outubro no Brasil. O programa “Jogo Limpo” é uma iniciativa do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) com apoio do YouTube Brasil. Dos veículos vencedores do edital, três são associados à Ajor: Núcleo Jornalismo, Aos Fatos e Agência Pública. 

Agora, as organizações começam a dar vida às iniciativas, que utilizam tecnologia, metodologias da educação midiática e a produção colaborativa de conteúdos para combater notícias falsas, promover um ambiente digital mais confiável e ajudar jornalistas e comunicadores na cobertura da corrida eleitoral. 

Conheça os projetos:

BotPonto
Projeto do Núcleo Jornalismo, o BotPonto é um robô que monitora vídeos de cerca de 100 canais do YouTube para encontrar palavras-chave que podem indicar conteúdo potencialmente desinformativo sobre política e eleições. A partir desse monitoramento, o BotPonto tweeta automaticamente um link com o ponto exato no vídeo em que os termos foram ditos, para facilitar o processo de checagem e economizar tempo de jornalistas e pesquisadores.

Escriba
Site especializado em fact-checking, o Aos Fatos disponibilizou acesso gratuito para jornalistas ao Escriba, ferramenta de transcrição automática de áudios e vídeos em português. Cada usuário contemplado receberá quatro horas de transcrição por mês até o fim deste ano, facilitando processos de investigação e fact-checking. 

Reload 
Liderada pela Agência Pública, com o apoio de 9 organizações de jornalismo digital, o Reload é um canal que produz conteúdo com uma linguagem descomplicada para ajudar no acesso à informação de qualidade por jovens e adolescentes. Para o Jogo Limpo, a iniciativa lançou o #ReloadExplicaEleições, uma série de conteúdos em diferentes formatos focados em ensinar este público sobre a importância da democracia. 

Fake dói
Dirigido ao público de jovens eleitores, o projeto Fake Dói, do Instituto Vero, utiliza vídeos curtos e conteúdos interativos para treinar habilidades de checagem de informações. 

Vacina contra a desinformação
Organização focada em educação midiática, a Redes Cordiais levou um grupo de 30 influenciadores digitais no Tribunal Superior Eleitoral para um treinamento sobre como funciona o sistema de votação e a tecnologia eleitoral no Brasil.  A organização também lançou a segunda edição do Guia de Boas Práticas para Influenciadores Digitais nas Eleições

Amazônia Check
Veículo de Belém, O Liberal estreou o
Amazônia Check, uma sessão de checagem especializada e jornalística sobre temas referentes à Amazônia abordados por presidenciáveis em vídeos exibidos durante a campanha.

Outras iniciativas:

Fora do programa Jogo Limpo, outros veículos associados à Ajor estão lançando iniciativas focadas no combate à desinformação durante a corrida pela presidência e na ampliação do conhecimento sobre o funcionamento das eleições no Brasil.

É o caso da robô Dandara, que monitora diariamente diversas redes sociais em busca de publicações com conteúdos duvidosos, sobretudo nos estados do Nordeste, para que  o time da Agência Tatu realize a checagem de fatos.

Com a série de vídeos ‘Pega a Visão’, a Agência Mural explica quem são os candidatos e candidatas e a importância de cada função para os bairros periféricos. Serão sete episódios ao longo da campanha eleitoral. A organização também se uniu à Agência Lupa no projeto Papo Reto no Zap, que vai utilizar grupos de WhatsApp para distribuir informação verificada para bairros periféricos de SP.

Já o Fala Roça lançou o projeto “Morador pergunta, morador responde”,  série multimídia  para conscientizar moradores da Rocinha no período eleitoral brasileiro.

O Periferia em Movimento, por sua vez, estreou o “Eleições sem Neurose”, um “zapcast” que explica as  principais dúvidas em relação aos candidatos e à corrida eleitoral.

Quer saber o que as organizações associadas à Ajor estão produzindo? Siga nossa lista no Twitter.