Confira os selecionados para as bolsas de reportagem sobre primeira infância

Por Ajor mai 21, 2024

Seis organizações associadas foram contempladas pelo edital realizado em parceria entre Ajor e FMCSV

O programa “Bolsa de reportagem, mentoria e jornalismo de soluções: a primeira infância como pauta prioritária”, exclusivo para organizações associadas à Ajor, selecionou seis projetos de produção de conteúdo para serem contemplados com apoio financeiros e mentorias durante sua execução. As produções estão divididas em duas categorias : “Conteúdo em Texto” (4 organizações) e “Audiovisual” (2 organizações). Para as reportagens em texto, as iniciativas de jornalismo selecionadas receberão subsídio de R$ 12 mil. Já para projetos jornalísticos em áudio e vídeo, o valor será de R$ 25 mil.

O edital é uma parceria da Ajor com a FMCSV (Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal), com o objetivo de contribuir para a inclusão da temática da primeira infância no debate público e mostrar sua importância para um projeto de país, além de preparar organizações de jornalismo para a cobertura do tema em ano de eleições municipais

Ao todo, foram avaliados 43 projetos submetidos por organizações de jornalismo associadas à Ajor de todo o país, sendo 23 de fora do eixo Rio-São Paulo e de 16 estados brasileiros. Além disso, 90% das equipes contam com mulheres, em 70% das inscrições, mais da metade da equipe é formada por pessoas negras e 36% formada por pessoas da comunidade LGBTQIA+.

“Uma das grandes forças da rede composta pelas associadas à Ajor é sua capilaridade, ou seja, trabalhar em parceria com esse rede significa conseguir atingir públicos e localidades muitas vezes fora do radar da imprensa no geral, o resultado desta seleção confirma isso”, afirma Maia Fortes, diretora-executiva da Ajor. 

Conheça os projetos contemplados

Audiovisual

Cajueira (PE)
Manda Notícias (SP)

Texto

Conquista Repórter (BA)
Entre Becos (BA)
Gênero e Número (RJ)
Desenrola e Não Me Enrola (SP)

Critérios de seleção

O edital priorizou propostas de conteúdos com recortes relacionados aos eixos de “educação infantil” e “fortalecimento de quem cuida das crianças” com abordagem em interseção com debates sociais como raça e educação antirracista, uso de telas e segurança digital, fome e segurança alimentar, pobreza e transferência de renda, e buscou destacar produções voltadas ao impacto local e ao jornalismo de soluções. 

Os trabalhos foram julgados por uma comissão confidencial formada por cinco profissionais da academia e do mercado com reconhecida experiência no tema. O júri considerou os seguintes aspectos:

  • Adequação ao tema;
  • Ineditismo;
  • Originalidade da proposta e sua relevância para o debate público na sociedade;
  • Criatividade & Inovação;
  • Possibilidade de cumprimento da proposta no tempo devido (exequibilidade)
  • Diversidade de fontes e da equipe envolvida no projeto.

Próximos passos

Além do apoio financeiro,  a partir das próximas semanas, os selecionados vão ser acompanhados por mentorias, divididas em dois eixos:

  • MENTORIA DE DISTRIBUIÇÃO | Dedicada à área de gerenciamento de comunidades, engajamento de audiências e estratégias de distribuição de conteúdos e irá acompanhar as organizações contempladas no desenvolvimento de um plano de distribuição dos conteúdos que serão produzidos. O objetivo da mentoria é fortalecer a compreensão das organizações sobre distribuição de conteúdo e aumentar a visibilidade da pauta da primeira infância. Cada organização vai dispor de 5 horas de mentoria, que podem ser divididas em duas ou mais sessões, de acordo com a conveniência da pessoa mentora e da organização contemplada.
  • MENTORIA DE CONTEÚDO | Os mentores vão acompanhar as organizações na perspectiva editorial durante a produção dos conteúdos. O objetivo da mentoria é fortalecer a compreensão do tema pelas equipes editoriais das organizações contempladas, assim como muni-las de técnicas de reportagem e investigação específicas para primeira infância. Cada organização poderá contar com encontros quinzenais de orientação editorial até a publicação do conteúdo.

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