notícias

Conselhos para fotografar grupos vulneráveis com ética e compaixão

por | maio 31, 2023

Este conteúdo foi publicado originalmente pela Ijnet em 23 de maio de 2023.
Autora: Natalia Jidovanu

Com mais informação do que nunca ao alcance das mãos graças à internet e às redes sociais, a representação honesta e precisa por meio de imagens precisa ser uma prioridade. Com isso em mente, fotojornalistas devem adotar precauções para evitar publicar imagens que possam prejudicar ou explorar grupos vulneráveis.

A seguir estão algumas dicas de fotojornalistas da África.

Contexto legal e segurança

Ao trabalhar com populações vulneráveis, considere o contexto legal e se a segurança das pessoas nas suas fotos pode estar em perigo por causa do seu trabalho.

Por exemplo, em Uganda é ilegal se identificar como LGBTQ. As punições incluem prisão perpétua ou pena de morte. Publicar fotografias que exponham a identidade de pessoas LGBTQ pode colocar a vida delas em risco.

“Mesmo que haja pessoas que estejam prontas para assumir qualquer risco para lutar por sua liberdade, é importante ter em mente que mesmo que uma matéria seja publicada em um idioma estrangeiro, não significa que as pessoas em Uganda não vão conseguir acessá-la. Eu sempre aconselho a fazer fotos anônimas que escondam a identidade da pessoa”, diz Sofi Lundin, jornalista radicada no Sudão.

Luke Dray, fotojornalista que recentemente documentou uma comunidade LGBTQ em Uganda, explicou como ele construiu uma base de confiança e transparência para o projeto. “Eu me apresentei para todos em um lugar seguro e contei porque estava ali. Mostrei meus trabalhos anteriores com grupos marginalizados e pessoas sob ameaça dos mesmos agentes estatais”, diz. “Eu também deixei que vissem as fotos enquanto eu seguia fotografando ao longo do dia, para demonstrar como eu estava usando luz e composição para esconder a identidade delas. A segurança dessas pessoas era a minha prioridade máxima.” 

As imagens que você fizer nunca devem sacrificar o direito das pessoas à privacidade e segurança. Considere o seguinte quando estiver fotografando as pessoas:

  • Há um motivo forte para identificá-las ou é mais seguro contar a história delas anonimamente?
  • A pessoa entendeu as implicações de compartilhar a história dela e como a matéria pode chegar até os grupos de convivência e a família dela?
  • As pessoas conseguem acessar e dar uma opinião sobre as imagens antes da publicação?