Curso da Agência Bori aproxima jornalistas de evidências científicas sobre os problemas amazônicos

Por Ajor set 06, 2022

Com o tema “Ciência para solucionar problemas locais”, treinamento aborda a cobertura do garimpo e das queimadas na floresta a partir da ciência da região

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso “Amazônia em Pauta”, promovido pela Agência Bori. O encontro, gratuito, é direcionado a jornalistas de todas as áreas de cobertura e regiões do Brasil, e acontece de forma online nos dias 21 e 22 de setembro, das 19h às 21h (horário de Brasília). 

O treinamento trará especialistas do Instituto de Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado do Amapá, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (INPA) que estudam os impactos das queimadas e do garimpo na região para falar sobre esses temas à luz de evidências científicas.

Os jornalistas interessados em participar do treinamento podem se inscrever até o dia 16 de setembro. Ao todo, serão 25 vagas para profissionais da imprensa que cobrem a Amazônia, com especial foco para jornalistas que atuam na região Norte. A seleção dos participantes levará em conta critérios de diversidade regional, de raça e de gênero.

A construção do curso foi baseada em conversas da Bori com jornalistas de diversas áreas de cobertura que atuam em estados da Amazônia Legal. “Nas atividades da área de Amazônia da Agência Bori, buscamos sempre dialogar e envolver parceiros da região, pois queremos estar a serviço das demandas que jornalistas e cientistas nos trazem e fazer o possível para incentivar uma cultura de cooperação entre esses atores. No caso da Amazônia, entendemos que é fundamental evidenciar como a ciência pode contribuir para a solução de problemas locais, sempre respeitando as especificidades de cada região, ecossistema e população”, aponta Débora Gallas, coordenadora do projeto.

O curso “Amazônia em Pauta” faz parte de uma série de ações da organização para apoiar a cobertura sobre a Amazônia à luz de evidências científicas. O projeto é apoiado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Programação

21 de setembro, quarta-feira
Impactos das atividades de mineração e garimpo nos ecossistemas amazônicos
Cecile Gama – Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Tatiana Pereira – Universidade Federal do Pará (UFPA

22 de setembro, quinta-feira
Desmatamento, queimadas e quadro de ameaças ao bioma e às populações
Philip Fearnside – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)

outras notícias

veja também