notícias

Curso gratuito ensina turmas do Norte e Nordeste a fazer podcasts

por | out 8, 2021

Em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o Podcast “As Amazonas”, a Embaixada e o Consulado dos Estados Unidos, lançaram o curso on-line e gratuito “Podcast: seu conteúdo para o mundo”, voltado para turmas do Norte e Nordeste do Brasil. 

As inscrições ficam abertas até 24 de outubro de 2021 e as aulas serão aos sábados nos dias 6, 13, 20 e 27 de novembro.  O programa será ministrado a partir de Manaus (AM) pelas jornalistas Aruana Brianezi, Daniela Assayag e Liege Albuquerque. “Produzimos um curso redondinho, usando nossa experiência em apuração, checagem, uso da voz, construção de roteiro e script para dar munição a quem quiser contar sua história, a de sua comunidade, como notícia ou como memória”, diz Daniela Assayag.

Segundo Aruana Brianezi, a proposta do curso é priorizar municípios onde não há veículos de imprensa, os chamados desertos de notícias. “Queremos contribuir para criar um espaço de difusão de novas vozes, democratizando a comunicação”.  No curso, os alunos vão produzir programas, que serão ancorados no site indexador de podcasts Vozes da Amazônia, uma espécie de catálogo das produções locais do Norte e Nordeste.  

“Precisamos estimular as vozes regionais, fortalecer e abrir espaço para pontos de vista, histórias e narrativas únicas e originais Brasil afora, criadas por jornalistas formados ou em formação ou por membros de comunidades”, conclui Liege Albuquerque.

Para mais informações sobre o curso entre em contato pelo e-mail: [email protected]