Diante da expansão do jornalismo digital no Norte do Brasil e dos desafios enfrentados pelas organizações jornalísticas na região, a Ajor (Associação de Jornalismo Digital) realiza um encontro de associadas nos dias 29 e 30 de novembro em Belém (PA). O Encontro da Rede de Associadas à Ajor é uma oportunidade para mapear estratégias de sucesso já implementadas por essas organizações, com foco em sustentabilidade financeira e desenvolvimento de audiência, além de fortalecer a colaboração entre as próprias organizações de jornalismo do território e também com universidades.
Em 2023, o Atlas da Notícia indicou uma redução inédita no número de municípios considerados “desertos de notícias” no Norte. O jornalismo tem se mostrado essencial para a cobertura de temas críticos na região, como o desmatamento ilegal, a crise climática, o garimpo e as queimadas. Apesar de seu crescimento, as organizações de mídia locais enfrentam obstáculos significativos: a violência contra profissionais, a insegurança e as dificuldades de financiamento.
Por isso, no dia 29 de novembro, o evento será restrito às associadas e equipe da Ajor. A intenção é formular, em uma perspectiva colaborativa com as organizações associadas, um diagnóstico de demandas centrais que orientem como a Ajor pode contribuir para um maior desenvolvimento do ecossistema de jornalismo digital na região.
Já o dia 30, focado em capacitação, será aberto para professores, estudantes e jornalistas convidados, com as oficinas “Redes Sociais e Distribuição de Conteúdo”, ministrada pelo jornalista especialista em marketing e audiência Emílio Moreno, e “Proposta de valor e escrita de projetos”, oferecida por Isabella Freihat, especialista em finanças e gestão.
Programação
Abertura do evento
Diálogo entre as associadas à Ajor
Apresentação da Ajor
Apresentação das associadas à Ajor sobre suas organizações
Oficinas:
> Oficina 1: Redes Sociais e Distribuição de Conteúdo, com Emílio Moreno
> Oficina 2: Proposta de valor e escrita de projetos, com Isabella Freihat
Encerramento