Énois lança pesquisa para medir a diversidade nas redações brasileiras

Por Ajor mar 01, 2023

O estudo “Retrato do jornalismo brasileiro” analisa o perfil de veículos nacionais considerando questões sociais, de gênero e raça

Organização associada à Ajor, a Énois Laboratório de Jornalismo abre inscrições para a pesquisa “Retrato do Jornalismo Brasileiro”.  O estudo representativo busca compreender quem produz jornalismo no país e como trabalham, bem como traçar o perfil das redações, considerando as questões sociais, de gênero e raça. O projeto faz parte de uma série histórica de  investigação sobre o estado da diversidade no jornalismo nacional, com 100 veículos de notícias no Brasil. Para participar, as redações devem se inscrever neste link até o dia 13 de março.

As respostas obtidas serão referência para que se compreenda se há diversidade nas redações e o quão diversa são as equipes. Isso possibilitará a criação de estratégias de inclusão e promoção da diversidade no jornalismo. “A Énois tem como expectativa apresentar dados inéditos sobre a diversidade nas redações, provocar novas pesquisas e análises e, sobretudo, propor políticas públicas e lei de incentivo ao jornalismo local e diverso”, explicou Angela Werdemberg, coordenadora da pesquisa. 

Público-alvo

A pesquisa será de abrangência nacional, e o convite é aberto para todos os veículos de notícias, seja iniciativas de pequeno, médio e grande porte. Podem se inscrever empresas que já participaram de algum programa de formação da Énois e iniciativas que ainda não fazem parte da rede da entidade. 

Após o processo de inscrição, a Énois realizará o encontro de boas-vindas, para apresentar o passo a passo da pesquisa e firmar a parceria com as redações.

A organização busca o envolvimento das 100 redações na pesquisa, de modo que seja possível criar o retrato da realidade das redações e sua diversidade. “Entendemos que o perfil do(a) profissional, além da linha editorial do veículo, reflete na abordagem e na maneira como o(a) jornalista conduz uma cobertura”, ressalta Werdemberg.

Metodologia

O projeto envolve a aplicação da pesquisa e processo formativo com objetivo de estimular o engajamento e fortalecer o apoio institucional para a prática e avanço da diversidade, tratamento e análise estatísticas, e apresentação final da pesquisa, prevista para o mês de agosto. Todo o desenvolvimento do “Retrato do Jornalismo Brasileiro” está alinhado com as diretrizes que regem a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, ou seja, todas as informações cedidas têm garantido o sigilo estatístico e de tratamento de dados pessoais. 

O projeto, idealizado e coordenado pela Énóis, será realizado pela Diversidade Corporativa, organização que aplica as metodologias e está certificada pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert). O “Retrato do Jornalismo Brasileiro” também vai criar e monitorar um comitê de aconselhamento do qual farão parte representantes das redações, assim como a equipe da Énois e do Ceert/Diversidade Corporativa.

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