Estão abertas as inscrições para a 44ª edição do Prêmio Vladimir Herzog

Por Victor Moura jun 08, 2022

Os participantes têm até o dia 30 de junho para inscrever trabalhos veiculados entre os dias 1 de julho de 2021 e 30 de junho de 2022

As inscrições para a 44ª edição do Prêmio Vladimir Herzog estão abertas. A cerimônia presta homenagem a jornalistas, repórteres fotográficos e chargistas que, por meio de seus trabalhos cotidianos, defendem a Democracia, a Paz, a Justiça e os Direitos Humanos. Para participar, os profissionais devem preencher uma ficha cadastral e realizar o pagamento de  R$50 por trabalho indicado. 

O prêmio será dividido em sete categorias. Na categoria Livro-reportagem, reativada no ano passado (2021), serão aceitas inscrições de obras veiculadas entre 1 de janeiro de 2021 e 31 de dezembro de 2021. As outras categorias são:: arte, fotografia, produção jornalística em texto, em áudio, em vídeo e em multimídia. Conheça todos os requisitos para participar.

Realizada por uma Comissão Organizadora com 13 instituições, a  premiação terá sessão pública de julgamento para divulgar os vencedores a ser realizada de forma remota, com transmissão ao vivo, no dia 13 de outubro de 2022. Além deste evento, a Comissão promoverá uma roda de conversa com os ganhadores e a solenidade da premiação, com a entrega do troféu criado pelo artista Elifas Andreato, que ocorrerá no dia 25 de outubro, no Teatro Tuca, em São Paulo. Conheça todas as categorias e os requisitos.

A criação do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é um dos frutos das resoluções aprovadas no Congresso Brasileiro de Anistia realizado em Belo Horizonte, em 1978, articulado e promovido pelo Comitê Brasileiro de Anistia. Foi de Perseu Abramo, à época diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e representante da entidade no Congresso, a ideia de dar o nome de Vladimir Herzog, com objetivo de homenagear o jornalista que foi torturado e assassinado pela ditadura em 25 de outubro de 1975. 

 

outras notícias

veja também