notícias

Festival 3i 2022 começa nesta terça-feira. Confira a programação de abertura

por | mar 15, 2022

Evento reúne grandes nomes do jornalismo de diferentes regiões do Brasil e do mundo

O Festival 3i 2022 inicia nesta terça-feira (15) seus dez dias de evento virtual e gratuito sobre jornalismo inovador, inspirador e independente. As inscrições ficarão abertas durante todos os dias de programação. Para participar, basta acessar o site do 3i.

A mesa de abertura “O Jornalismo que surge no caos”, às 17 horas, recebe a jornalista Natalia Viana, fundadora da Agência Pública de Jornalismo Investigativo e presidente da Ajor, e Jon Lee Anderson, escritor e redator da revista New Yorker, que cobriu muitas zonas de guerra, incluindo Afeganistão, Iraque, Líbano, Síria. 

Mais tarde, às 19 horas, o Festival estreia seu primeiro painel: “Ciência para todos: cobrindo pesquisas e pandemia de forma inclusiva“. Vamos refletir sobre a importância do jornalismo para a disseminação de conteúdos sobre a pandemia nos últimos anos para os mais diversos públicos. Os convidados fazem parte da Agência Mural, Nós, Mulheres da Periferia, Amazônia Real,  Agências Bori, Tatu e Data_Labe.

Podcast exclusivo

Como parte do lançamento do evento, o Festival estreiou nesta segunda (14) o “Como Cobrir”, podcast organizado pela Ajor. São 15 episódios com dicas e orientações de como cobrir de maneira assertiva um tema e o que deve ser evitado para não reproduzir desinformação ou estigmatizar grupos sociais historicamente vulnerabilizados ou silenciados.

O conteúdo está alinhado aos cinco eixos temáticos do 3i que vão nortear os dez dias do evento: Democracia, Diversidade, Distribuição, Empreendedorismo e Meio Ambiente. A série foi dividida em 15 tópicos: Aborto, Biodiversidade, Ciência, Indígenas, Eleições, Judiciário, LGBTQIA+, Morte e Luto, Mudanças Climáticas, Periferias, Pessoas com Deficiência, Raça, Refugiados, Trabalho Escravo e Violência contra Mulher. 

A série de podcasts foi produzida pelos jornalistas Géssika Costa, coordenadora de projetos da Ajor e fundadora do Olhos Jornalismo, na frente da compilação dos guias originais, pesquisa, produção, e locução; Jean Albuquerque, também integrante do Olhos e repórter do JC Concursos, na pesquisa e produção; e Rodrigo Alves, do podcast Vida de Jornalista, ligado à  produtora de podcasts narrativos Escuta Aqui, responsável pela coordenação, locução, roteiro, edição e sonorização dos materiais. 

Os episódios já estão disponíveis nos melhores agregadores, como SpotifyApple, Deezer, Amazon Music, Castbox, Google e Orelo. E em mais um compromisso do 3i para facilitar que a informação possa chegar a profissionais que possuem algum tipo de deficiência auditiva ou surdez, todos os episódios do “Como Cobrir” possuem transcrição de texto. Na transcrição, além do texto falado dos locutores, elementos do áudio, como ruído de fundo e efeitos sonoros são considerados.