notícias

Festival 3i 2022 debate grandes temas do jornalismo atual

por | mar 8, 2022

Evento está dividido em trilhas temáticas que organizam os conteúdos e trazem mais diversidade à programação

Com uma pandemia que segue transformando vidas e relações de trabalho, um impacto cada vez mais visível da desinformação no debate público e a proximidade de uma eleição presidencial determinante para os rumos democráticos, qual o papel do jornalismo e do jornalista em 2022? 

Criado em 2017, o Festival 3i chega a sua terceira edição em um momento-chave para a sociedade brasileira. O evento, que ocorre entre os dias 15 e 25 de março, reúne novamente grandes nomes do jornalismo e da defesa da liberdade de expressão, em um debate sobre inovação, empreendedorismo e a importância da mídia independente.

Realizado pela primeira vez pela Ajor (Associação de Jornalismo Digital), a iniciativa ganhou uma nova estrutura, totalmente virtual e gratuita. Além disso, a programação está organizada em cinco eixos temáticos urgentes ao debate jornalístico: Democracia, Distribuição, Diversidade, Empreendedorismo e Meio Ambiente.

“Num momento de falta de confiança generalizada nas instituições democráticas, no sistema político e econômico, enquanto espaços ou instrumentos de ampliação de direitos, nos colocamos a tarefa democrática, ao mesmo tempo difícil e fundamental, de construção de maiorias comprometidas com a justiça social e com a reparação e desmantelamento de injustiças raciais, de gênero e históricas”, afirma Márcio Black, coordenador do Programa de Democracia e Cidadania Ativa da Fundação Tide Setubal. A instituição é uma das três apoiadoras de trilhas do evento. 

Márcio afirma que a principal intenção ao apoiar a trilha de Democracia do Festival 3i 2022 é a de impulsionar e investir no acesso de novas vozes na cena política, “ampliando a diversidade (de raça, gênero e territorial) e garantindo pluralidade no debate público”, completa. 

O evento também conta com o apoio da Climate and Land Use Alliance (CLUA) à trilha de Meio Ambiente, assim como da Luminate à trilha de empreendedorismo. Para Rafael Georges, diretor na Luminate, a relação entre sustentabilidade financeira e independência é fundamental no jornalismo. 

“O jornalismo independente, inovador, de impacto, que monitora governos, é um jornalismo que hoje se expande via digital. Nosso apoio no festival tem o objetivo de gerar novas ideias e soluções para expandir a mídia independente no Brasil, e fazer com que ela pense na sua sustentabilidade”, afirma. 

A diversidade também é central na nova edição, desde a construção da equipe de produção até a formação das mesas e convidados. “Nos apoiamos na construção de um festival que valoriza as coberturas feitas nos diversos territórios brasileiros, e pelos diversos grupos  que representam e refletem a pluralidade do nosso país. Entendemos que não deve existir espaço para reproduzir o senso comum. Acreditamos que está no DNA do 3i discutir, valorizar e abrir caminhos para as nossas potências”, explica Géssika Costa, coordenadora de projetos na Ajor.

O evento é patrocinado pela Google News Initiative e pela Meta. As duas empresas de tecnologia estarão presentes no evento por meio de conteúdos e oficinas exclusivas, que serão divulgadas aos inscritos durante o festival. 

“Seguimos comprometidos em apoiar o ecossistema de notícias no Brasil e felizes com esta parceria com o Festival 3i. Por meio do Meta Journalism Project, temos trabalhado de perto com organizações de notícias de todo o país para construirmos, juntos, novas oportunidades de conectar pessoas e notícias e para reforçar nosso compromisso como aliados no desenvolvimento de comunidades e de modelos de negócios cada vez mais inclusivos e sustentáveis no jornalismo”, afirma Sabrina Passos Cimenti, gerente de parcerias estratégias da Meta com veículos de notícias no Brasil.