Google seleciona mais de 30 veículos brasileiros para o Fundo de Equidade para o Jornalismo

Por Ajor nov 18, 2022

Programa da Google News Initiative quer promover mais diversidade na imprensa. 22 organizações associadas à Ajor foram selecionadas

Com o objetivo de promover mais diversidade e igualdade no ecossistema de notícias, a Google News Initiative lançou o Fundo de Equidade para o Jornalismo (News Equity Fund), voltado a jornalistas independentes e pequenas e médias organizações que produzem conteúdo para audiências historicamente sub-representadas nos meios de comunicação. O resultado da seleção foi divulgado na última terça (15/11).

Ao todo, 450 organizações, de 52 países, vão receber o financiamento da iniciativa. Mais de 35 estão no Brasil e 22 são associadas à Ajor. São elas: Agência MuralDesenrola E Não Me Enrola, Maré de NotíciasNós, Mulheres da Periferia, Voz das Comunidades, Agência Pública, Agência Tatu, Alma Preta Jornalismo, Eco Nordeste, Emerge Mag, InfoAmazonia, Marco Zero Conteúdo, Nonada Jornalismo, Gênero e Número, O Eco, Ponte Jornalismo, Portal Catarinas, Projeto #Colabora, Revista AzMina, Revista O Grito!, Sul21 e TNM – Todos Negros do Mundo.

Os veículos selecionados cobrem temas como raça, gênero, direitos humanos, segurança pública, meio ambiente, população LGBTI+ e periferias. O Fundo também visa cooperar para combater os desertos de notícia no Brasil, regiões com pouco ou nenhum acesso a veículos profissionais de jornalismo. Entre as iniciativas associadas à Ajor contempladas, cinco estão baseadas nas regiões Nordeste e Norte.

“Recebemos com muita alegria a notícia da seleção pelo Fundo de Equidade para o Jornalismo do Google, principalmente porque conhecemos de perto os desafios do jornalismo independente no nordeste do Brasil, sobretudo na área de sustentabilidade e junto a povos tradicionais, um segmento ainda bem sub-representado no ecossistema de notícias da região”, afirmou Maristela Crispim, editora-chefe da Eco Nordeste. 

Confira a lista completa de selecionados pelo mundo.

outras notícias

veja também