notícias

ICFJ e Meta divulgam selecionados do programa Acelerando Negócios Digitais

por | jun 1, 2023

Quase metade dos veículos contemplados são organizações associadas à Ajor

Foram divulgados nesta quinta (1) os veículos selecionados pela segunda fase do programa Acelerando Negócios Digitais, que visa contribuir com a melhoria nos modelos de negócios e a sustentabilidade financeira de organizações de mídia no país.  

Nesta fase, os participantes receberão mentorias exclusivas por cinco meses, além de apoio financeiro para o desenvolvimento dos projetos apresentados, com subsídios de até $15 mil  dólares.  

Ao todo, foram contemplados 80 veículos, sendo que 36 deles são organizações associadas à Ajor. Entre os projetos escolhidos estão um congresso de jornalismo acessível, a criação e o desenvolvimento de uma comunidade de leitores, a reestruturação das áreas comerciais e de gestão, um laboratório feminista, novas aplicações com o uso de  inteligência artificial, entre outros. 

“É muito gratificante ver a diversidade de propostas e ideias das organizações associadas contempladas, de várias as regiões do Brasil. O jornalismo digital inova e inspira. São novos produtos e iniciativas que serão desenvolvidas e executadas com o apoio do ICFJ, Meta e Ajor”,  afirma Géssika Costa, coordenadora de projetos na Ajor. 

Além das organizações de mídia, o  programa também selecionou 80 jornalistas independentes. Conheça todos os contemplados. 

Na próxima semana, os selecionados serão conectados com seus respectivos mentores. A previsão é que os encontros com os especialistas sejam realizados entre 19 de junho e 10 de novembro.

O Acelerando Negócios Digitais é uma realização do ICFJ (Centro Internacional para Jornalistas) e da Meta. A Ajor faz parte das associações de mídia apoiadores da iniciativa, assim como Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas), ANJ (Associação Nacional de Jornais), ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e ABMD (Associação Brasileira de Mídia Digital)

 Sessões exclusivas

A nova fase do Acelerando Negócios Digitais também oferecerá uma série de oficinas exclusivas para profissionais das organizações de mídia parceiras. As inscrições para as sessões exclusivas da Ajor estão disponíveis neste link. 

Os encontros acontecerão às terças-feiras, às 15h. Todos os colaboradores de organizações associadas podem participar, mesmo aqueles que não participaram dos treinamentos da primeira fase (para especialistas e executivos).

Conheça os temas e convidados das sessões da Ajor: 

20 de junho  | Mentalidade de produto aplicada ao jornalismo
Com Debora Brito: Jornalista com especialização em Ciência Política e experiência na cobertura de direitos humanos, geral,  política e gerenciamento de produtos jornalísticos.

 27 de junho | Estratégia de Negócios para o jornalismo
Com Raquel Salgado: Sócia e diretora de negócios do Reset. Responsável por parcerias comerciais e formas de monetizar o conteúdo.

 4 de julho | Experimentação e design thinking
Com Luis Alt:  Fundador e um dos responsáveis pela operação brasileira da Livework, primeira consultoria de Design de Serviço do mundo.

 11 de julho | Gestão de projetos editoriais e mensuração de impacto 
Com Alice de Souza: Jornalista com atuação em gestão de projetos para várias organizações. Coordenadora regional na CII (Centre for Investigative Journalism). 

 18 de julho | Princípios básicos de administração de organizações 
Com Mariana de Paula: Coordenadora do programa BNDES Garagem no Consórcio Artemisia, Wayra e Liga Venture. Cofundadora do LabJaca, laboratório de dados, pesquisa e narrativas sobre favelas.