notícias

ICFJ e Meta lançam nova edição de programa de aceleração de negócios digitais

por | jan 23, 2023

A Ajor é uma das organizações parceiras da iniciativa, que fica com as inscrições abertas até 26 de fevereiro 

Foram abertas nesta segunda (23) as inscrições para o programa Acelerando Negócios Digitais, que visa contribuir com a melhoria nos modelos de negócios e a sustentabilidade financeira de organizações de mídia no país. A iniciativa é realizada pelo ICFJ (Centro Internacional para Jornalistas) em parceria com a Meta. A Ajor (Associação de Jornalismo Digital), assim como outras associações de mídia, é apoiadora do projeto.

O programa está dividido em duas fases. A primeira consiste em uma série de treinamentos virtuais (webinars) com especialistas nacionais e internacionais nas áreas de mídia e negócios, com o objetivo de apoiar organizações brasileiras a melhorar suas habilidades em gestão empresarial, fortalecer a relação da organização com sua audiência digital, desenvolver novos projetos e produtos, gerar receita, além de construir modelos de negócios inovadores e sustentáveis.  

Esta fase, por sua vez, será dividida em dois grupos: o primeiro, aberto aos especialistas e profissionais que atuem em empresas de mídia ou de maneira independente, e o segundo, reservado para executivos. O treinamento para especialistas começa em março e terá duração de dez semanas.

Já os executivos terão a oportunidade de se inscrever para realizar um curso exclusivo da The City University of New York e, assim, se atualizar das principais tendências na gestão estratégica de negócios digitais. Ambas as inscrições ficam abertas até 26 de fevereiro neste link.

Entenda quais os perfis ideais de cada grupo:

Grupos da primeira fase do programa Acelerando Negócios Digitais

Mentoria e fundos de inovação

Na segunda fase do programa, os participantes podem se inscrever para receber mentorias exclusivas por cinco meses, além de apoio financeiro para o desenvolvimento de projetos que possam inovar ou acelerar seus negócios digitais. Organizações de mídia poderão aplicar para receber até $15,000 dólares e jornalistas independentes podem receber até $2,500 dólares.

Para aplicar à segunda fase as organizações e jornalistas independentes devem necessariamente participar de 75% das sessões de treinamento oferecidas na primeira parte do programa. 

Cronograma do programa Acelerando Negócios Digitais

Parceiros

Para se adequar às necessidades e expectativas do ecossistema de mídia no país, o programa Acelerando Negócios Digitais foi pensado em parceria com associações de mídia brasileiras. Além da Ajor, fazem parte da iniciativa: Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas), ANJ (Associação Nacional de Jornais), ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e ABMD (Associação Brasileira de Mídia Digital). Como parte do programa, associados destas entidades também terão acesso a sessões exclusivas de treinamento.

“O Acelerando Negócios Digitais é uma grande oportunidade para organizações de mídia aprimorarem seus processos em um ecossistema em constante mudança e evolução. Com o treinamento, as iniciativas podem ter seus negócios alavancados, melhorando seus fluxos de gestão e se fortalecendo”, afirma Géssika Costa, coordenadora de projetos da Ajor.

Entre 2021 e 2022, a Associação foi parceira do Acelerando a Transformação Digital, primeira edição do programa de treinamento em empreendedorismo para o jornalismo. A iniciativa também se dividiu em duas fases: um momento inicial de formação, e outro que previa acompanhamento individualizado e o financiamento de projetos. 

No primeiro edital de mentoria, em março de 2022, 15 organizações associadas à Ajor foram selecionadas. Em junho do mesmo ano, o  ICFJ  anunciou os selecionados para uma nova fase de grants, esta com o objetivo de fomentar projetos que envolvessem educação midiática e esforços no combate à desinformação no Brasil. Das 15 organizações contempladas, nove eram membros da Associação.

Interessados podem checar os termos e condições do programa Acelerando Negócios Digitais e todos os critérios de elegibilidade clicando aqui.