notícias

ICFJ oferece bolsas para projetos de combate à desinformação eleitoral

por | abr 26, 2022

Programa “Jogo Limpo” distribuirá até US $25.000 por projeto de alfabetização midiática que tenha como objetivo combater informações falsas e enganosas sobre as eleições de outubro

O ICFJ (International Center for Journalists) abriu nesta terça (26) as inscrições para o “Jogo Limpo”, programa que vai financiar iniciativas jornalísticas inovadoras que promovam o combate às notícias falsas que podem afetar o processo democrático brasileiro. A iniciativa é financiada pelo YouTube Brasil. 

Ao todo, o programa concederá 150 mil dólares – em bolsas de até 25 mil dólares por projeto –  para a produção de conteúdo, o desenvolvimento de tecnologia ou a difusão de iniciativas de alfabetização midiática que tenham o objetivo de informar e alertar sobre informações enganosas a respeito das eleições de outubro.

Além da ajuda econômica, o “Jogo Limpo” também vai oferecer três meses de mentoria especializada aos selecionados. As inscrições estão abertas até 18 de maio para jornalistas, fact-checkers e equipes colaborativas (incluindo profissionais que não são jornalistas, mas que trabalham contra desinformação em qualquer área do conhecimento nos últimos seis meses). 

Os projetos contemplados serão selecionados por um júri de especialistas independentes organizado pelo ICFJ.