notícias

Inscrições abertas para a 14ª edição do Prêmio Jovem Jornalista

por | maio 31, 2022

Iniciativa vai selecionar quatro propostas de pautas de estudantes de todo o país; vencedores receberão microbolsas para o desenvolvimento do projeto

Com o lema “os gritos que o mundo dá e que o jornalismo precisa ouvir”, o  Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão recebe inscrições para sua 14ª edição. Estudantes de todo o país podem enviar suas propostas de pauta até 19 de junho por meio deste link. A iniciativa é uma realização do Instituto Vladimir Herzog com apoio da Ajor, Abraji, Intercom, Oboré e Periferia em Movimento, além de patrocínio do Google

“A ideia é que os participantes proponham reportagens sobre os temas que acreditam ser fundamentais na construção do mundo pós-pandemia”, explica Giuliano Galli, coordenador da área de Jornalismo e Liberdade de Expressão do Instituto Vladimir Herzog. 

A organização incentiva a produção de trabalhos que traduzam as necessidades e as esperanças de um país assolado por emergências sanitárias, desastres ambientais, ataques à democracia e seus valores, desinformação, violência, desigualdades e fome.

Ao todo, serão escolhidos quatro grupos vencedores que receberão microbolsas de até R$1,5 mil para o desenvolvimento de pautas produzidas com a mentoria de jornalistas indicados pela organização do Prêmio. 

Os ganhadores participarão ainda de oficinas formativas em áudio e vídeo e poderão comparecer à roda de conversa e cerimônia de entrega dos troféus, desenhados pelo artista Elifas Andreato, em São Paulo, com tudo pago.

Regulamento

O prêmio é destinado a estudantes de graduação regularmente matriculados em cursos de Jornalismo oferecidos no território nacional por instituições credenciadas pelo MEC (Ministério da Educação). 

É requisito da edição que dois dos grupos premiados possuam ao menos um integrante que tenha sido beneficiado por políticas de inclusão (como cotas raciais ou sociais) na instituição de Ensino Superior onde está matriculado.

As inscrições devem ser feitas pelo site e o processo permite cadastro de até três estudantes por grupo. Os membros poderão ser alunos de semestres diferentes do curso de Jornalismo, mas obrigatoriamente de uma mesma instituição de ensino superior. Além disso, as propostas inscritas deverão indicar um professor-orientador ou uma professora-orientadora vinculados à instituição de ensino. As equipes selecionadas deverão produzir suas reportagens entre os meses de julho e outubro de 2022.

O processo seletivo será realizado em duas etapas consecutivas:

  • Etapa 1 (Pré-seleção): Verificação da compatibilidade das propostas aos pressupostos estabelecidos neste Regulamento.
  • Etapa 2 (Seleção): Escolha de 4 (quatro) propostas de pauta a serem desenvolvidas com as microbolsas oferecidas pelo Prêmio.

Serão considerados os critérios de coerência, relevância e exequibilidade no processo seletivo das propostas de pauta. O Instituto Vladimir Herzog designará uma Comissão Julgadora formada por especialistas, docentes, pesquisadores da área da Comunicação e do Jornalismo e profissionais da imprensa, que avaliará as propostas e elegerá as quatro pautas a serem premiadas.

Conheça todas as regras da premiação aqui

Sobre o prêmio

Idealizado em 2009, o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão tem o objetivo de oferecer aos estudantes de jornalismo a oportunidade de desenvolverem um trabalho jornalístico prático e reflexivo desde o projeto de pauta até a realização final de uma reportagem.

A iniciativa é uma homenagem ao jornalista Fernando Pacheco Jordão que sempre se preocupou com o desenvolvimento dos jovens profissionais de imprensa, e a Vladimir Herzog, cuja vida foi dedicada a promover um jornalismo de qualidade, verdadeiro e, acima de tudo, responsável.

Saiba mais.