notícias

Inscrições abertas para a terceira edição do Desafio de Inovação da Google News Initiative (GNI)

por | abr 20, 2022

A Google News Initiative (GNI) anunciou nesta quarta a terceira edição do Desafio da Inovação para a América Latina, programa de estímulo à inovação do ecossistema de notícias. A oportunidade é voltada para veículos digitais e tradicionais, rádios, freelancers, ONGs da América Latina, parceiros e outros. As propostas selecionadas receberão até US $250 mil para o financiamento de 70% dos produtos ou serviços propostos. 

As inscrições devem ser feitas preferencialmente em inglês, mas serão aceitas em espanhol ou português. Elas devem ser realizadas online pelo site do Desafio da Inovação. As inscrições ficam abertas até 7 de junho de 2022, às 20h59 (horário de Brasília). Os projetos selecionados serão anunciados até o fim deste ano.

O Desafio financia projetos que atendam a critérios específicos, com o objetivo de promover inovações que possam ser compartilhadas com a indústria em geral. A terceira edição para projetos na América Latina é sobre inovação de maneira ampla. Todas as ideias são aceitas, mas é necessário que tenham indicadores claros que mostram o impacto potencial da proposta do ponto de vista do usuário e/ou do ponto de vista do negócio.

O objetivo é encontrar ideias relevantes, inovadoras e focadas nas seguintes áreas: aumento do engajamento da audiência, desenvolvimento e diversificação de modelos de negócios, novos métodos de distribuição de conteúdo, combate à desinformação, aumento da confiança no jornalismo, estratégias para alcançar novos públicos, melhoria da eficiência dos fluxos de trabalho dentro das redações e novas tecnologias para os veículos e para o jornalismo. 

Como parte do processo de inscrição, os candidatos devem produzir uma apresentação de slides explicativa (modelo disponível no site do Desafio). Além disso, haverá uma sessão em português para tirar dúvidas no YouTube no canal da Google News Initiative no dia 3 de maio, às 19h.

O primeiro Desafio da Inovação da GNI na América Latina foi realizado em 2019, quando mais de trezentos projetos participaram e 30 propostas de dez países foram selecionadas. Jáa segunda edição, realizada em 2021, selecionou 21 projetos na América Latina, quatro deles sendo de inciativas associadas à Ajor: Fiquem Sabendo, AzMina, Projeto #Colabora, Marco Zero Conteúdo (veja a lista completa).

Para mais informações sobre critérios, financiamento, e acesso aos formulários de inscrição, consulte o site do Desafio da Inovação.