ITS realiza maratona virtual para a criação coletiva de soluções para o combate à desinformação

Por Ajor ago 25, 2022

Hackathon de tecnologia está com inscrições abertas para programadores, designers, jornalistas, pesquisadores e estudantes de diversas áreas até 26 de agosto

O Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) promove um Hackathon virtual para a criação coletiva de soluções de impacto social para o combate à desinformação nas redes. O evento acontece de 02 a 04 de setembro, de sexta a domingo, de forma online e gratuita. A maratona tem como principal objetivo desenvolver e aprimorar o projeto Pegabot, ferramenta que busca trazer transparência para o uso de bots e combate à desinformação na internet.

Podem se inscrever programadores, designers, jornalistas, pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas até o dia 26 de agosto em uma das três categorias: Desenvolvimento e Algoritmo; Narrativas sobre Automação e Desinformação; Pesquisa e Estratégia

Conheça cada uma delas:

DESENVOLVIMENTO & ALGORITMO

Na categoria 1 serão contemplados problemas práticos para a evolução da ferramenta Pegabot com o objetivo de expandir seu uso, bem como abrir para contribuições e novas ideias de desenvolvimento. 

NARRATIVAS SOBRE AUTOMAÇÃO & DESINFORMAÇÃO

Na categoria 2, encontram-se problemas e desafios relacionados às formas de divulgação dos resultados das análises do Pegabot, além do incentivo ao desenvolvimento de soluções de combate às narrativas desinformativas e de ataques coordenados. 

PESQUISA & ESTRATÉGIA

A categoria 3 engloba questões de pesquisa e análise de dados, com o objetivo de pensar os próximos passos da ferramenta Pegabot e como ela pode se tornar mais versátil. 

O ITS também ajudará os participantes a formarem os times multidisciplinares para a realização do desafio e oferecerá mentoria e oficinas com profissionais de diversas áreas durante o evento. As equipes podem ser formadas no momento da inscrição ou no primeiro dia de evento.
No dia 12 de setembro, às 19h, a comissão organizadora do evento anunciará em cerimônia de premiação os três times vencedores com base no cumprimento dos desafios de cada categoria. Ao final do evento, as melhores soluções digitais serão selecionadas e premiadas com RS$5 mil por categoria. além de uma bolsa de estudo para um curso online promovido pelo ITS.

Sobre o Projeto PEGABOT:

O PEGABOT é um projeto do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio) e do Instituto Equidade & Tecnologia. A plataforma, lançada em março de 2018, permite que qualquer pessoa analise uma conta do Twitter para verificar a probabilidade do perfil ser um bot. Quanto maior a porcentagem, maior a chance do perfil não ser uma pessoa real, mas sim, uma conta automatizada. Mais informações: https://pegabot.com.br/ 

O edital, o código de conduta e o link de inscrição podem ser conferidos no site do projeto. 

outras notícias

veja também