Jeduca oferece bolsas de reportagens sobre educação com destaque para impactos da crise climática

Quatro das oito bolsas serão destinadas a pautas sobre a tragédia socioambiental no Rio Grande do Sul

Por Ajor jul 01, 2024

O 6º Edital de Jornalismo de Educação está recebendo inscrições de jornalistas que exerçam a profissão há pelo menos dois anos para oito bolsas de R$ 10 mil para reportagens sobre educação pública brasileira. A iniciativa é uma parceria da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) com a Fundação Itaú. É possível se candidatar na categoria “Jornalista” até dia 20 de julho.

O objetivo do projeto é fomentar a produção de material jornalístico de qualidade sobre temas relevantes da educação pública brasileira. No fim de 2024, serão abertas as inscrições para a categoria “Estudante”, que premia três TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) de jornalismo sobre o tema.

Nesta edição, metade das pautas escolhidas serão direcionadas à cobertura da tragédia socioambiental no Rio Grande do Sul, abordando os impactos da crise climática local na educação ou os efeitos das mudanças do clima na educação com uma discussão sobre educação ambiental. Pelo menos duas das bolsas serão destinadas a profissionais residentes ou que publiquem em veículos do Rio Grande do Sul.

O valor da bolsa pode ser usado de acordo com exigências da pauta e para garantir que o profissional possa se dedicar exclusivamente ou parcialmente à reportagem. Os jornalistas podem ainda indicar possíveis despesas adicionais – como deslocamentos, contratação de profissionais adicionais como designers, fotógrafos ou programadores de dados – e solicitar até R$ 2 mil adicionais.

As pautas selecionadas serão divulgadas até o dia 5 de setembro e devem ser publicadas até o dia 15 de dezembro deste ano.

Confira o edital.

outras oportunidades

veja também