Jornalistas da Repórter Brasil são abordados por policiais armados durante entrevista

Por Ajor abr 01, 2022

A intimidação ocorreu na sede da Brazil Iron, na Bahia. Equipe chegou a ser levada à delegacia após se recusar a entregar imagens captadas.

Na última segunda-feira (28), os jornalistas da Repórter Brasil Daniel Camargos e Fernando Martinho foram surpreendidos por policiais militares armados enquanto aguardavam para realizar entrevista na sede da mineradora inglesa Brazil Iron, em Piatã (BA).

Os agentes justificaram sua presença por um suposto crime de invasão à propriedade privada por parte dos repórteres. Como a acusação não se confirmou, a empresa e a PM passaram a pressionar os jornalistas para a apreensão das imagens captadas. Aconselhados pelos advogados do jornal a não entregarem os arquivos, os jornalistas foram levados então à delegacia, sendo liberados algumas horas depois. 

Segundo relato publicado na Repórter Brasil, Camargos e Martinho foram recebidos por Roberto Mann, gerente de logística da Brazil Iron, e dois executivos ingleses. Depois de explicarem o tema da reportagem que estavam produzindo, foram orientados a aguardar em uma sala de reunião. Cerca de uma hora depois, os dois policiais entraram, um deles segurando uma metralhadora.

“É uma clara tentativa de intimidação ao trabalho jornalístico, de cerceamento da liberdade de imprensa, que não pode ser aceita”, afirmou Leonardo Sakamoto, diretor da Repórter Brasil, em posicionamento oficial. 

Equipe da Repórter Brasil foi abordada por policiais a pedido da mineradora inglesa Brazil Iron (Foto: Fernando Martinho/ Repórter Brasil)

 

outras notícias

veja também