Associadas

((o))eco

É um veículo de jornalismo ambiental sem fins lucrativos que desde 2014 se dedica a documentar os desafios, retrocessos e avanços dos temas relacionados à conservação da natureza, biodiversidade e política ambiental no Brasil.

#Colabora

Projeto de jornalismo com foco em sustentabilidade, no seu sentido amplo, tendo como base os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Acreditamos que o planeta só será sustentável se conseguir resolver, além dos problemas ambientais, suas mazelas sociais.

Agência Envolverde

A Agência Envolverde entrou no ar na internet em 8 de janeiro de 1998, desde então atua diariamente com pautas socioambientais e foco em políticas públicas. A partir de 2015 adotou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU como indexadores nos textos publicados.

Agência Mural

Uma organização sem fins lucrativos, que nasceu como um coletivo ao redor de um blog. Tem a missão de produzir notícias e informações a partir das periferias, sobre as periferias e para as periferias que moveu os comunicadores envolvidos. Atualmente é feita por uma equipe fixa de 13 pessoas e uma rede de correspondentes locais de cerca de 70 profissionais, moradores de bairros de baixa renda da capital paulista, cidades da Grande São Paulo e Salvador.

Agência Pública

Agência Pública

Foi fundada por jornalistas mulheres e tem como missão produzir reportagens de fôlego pautadas pelo interesse público, sobre as grandes questões do país do ponto de vista da população - visando o fortalecimento do direito à informação, à qualificação do debate democrático e a promoção dos direitos humanos.

Alma Preta

É uma agência de jornalismo especializada na temática racial. Seu objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Amazônia Real

Mídia digital de jornalismo independente e investigativo, sem fins lucrativos, fundada e dirigida por mulheres, em Manaus (AM), que tem a missão de dar visibilidade às questões da região amazônica, defender a liberdade de expressão e os direitos humanos, e valorizar a diversidade e a democratização da informação na produção jornalística.

Aos Fatos

Produz diariamente reportagens investigativas sobre o universo da desinformação no Brasil, além de monitorar campanhas coordenadas de informações enganosas nas redes sociais, desenvolver sistemas de combate à desinformação, desbancar boatos e checar a veracidade das declarações de autoridades no país.

AzMina

Uma revista que usa jornalismo, tecnologia e dados para falar de gênero. Fiscaliza serviços públicos de atendimento a mulheres, monitora o Congresso Nacional, violência contra as mulheres, e distribui informação confiável, didática e gratuita para milhares de meninas e mulheres.

Congresso em foco

Veículo jornalístico especializado na cobertura do Congresso Nacional e da política. Também atua nas áreas de organização de eventos e produção de pesquisas e análises.

data_labe

Laboratório de dados e narrativas na favela da Maré – Rio de Janeiro. No centro dos projetos desenvolvidos está a questão do imaginário construído sobre a cidade e seus habitantes. Suas ações estão organizadas em três eixos: jornalismo; formação; e monitoramento e geração cidadã de dados. Sua equipe é composta por jovens moradores de territórios populares que produzem novas narrativas por meio de dados.

Eco Nordeste

Agência focada nas dimensões do Desenvolvimento Sustentável, social, econômico, ambiental com destaque para o protagonismo juvenil, feminino, a cultura indígena, quilombola, cigana, dos povos sertanejos, serranos e litorâneos, o empreendedorismo responsável e a convivência com adversidades climáticas da região.

Énois

Organização de mídia sem fins lucrativos que apoia a construção de um jornalismo mais diverso, representativo e inclusivo. Faz isso por meio de dois programas principais, o Diversidade nas Redações, que insere 10 jornalistas de perfil diverso em redações fora do eixo Rio-SP, para expandir a discussão, o treinamento e a integração da diversidade no dia a dia dos jornais. E Jornalismo e Território, que tem como objetivo compartilhar com jornalistas e comunicadores locais ferramentas e recursos financeiros para que possam melhorar a cobertura em seus territórios.

Fauna News

O Fauna News tem a fauna silvestre como tema de trabalho. Por meio de reportagens, notícias, entrevistas e artigos abordamos quatro grandes grupos de problemas que atingem a fauna (tráfico de animais, caça, impactos dos meios de transportes e perda de habitat) e projetos/ações de conservação.

Gênero e Número

Empresa social que produz e distribui jornalismo orientado por dados e análises sobre questões urgentes de gênero e raça, visando qualificar debates rumo à equidade. A partir de linguagem gráfica, conteúdo audiovisual, pesquisas, relatórios e reportagens multimídia alcançamos e informamos audiências interessadas no assunto.

InfoAmazonia

Utiliza dados, mapas e reportagens geolocalizadas para contar histórias sobre a maior floresta tropical contínua do planeta. O projeto é sustentado por uma rede de organizações e jornalistas que oferecem atualizações constantes dos nove países da região.

Jota

Com a missão de tornar as instituições brasileiras mais previsíveis, o JOTA fornece informações de qualidade, com análise e contexto, e cria modelos preditivos com inteligência artificial para que assinantes prevejam os resultados de projetos de lei, processos em andamento no Carf e votações legislativas.

Juicy Santos

O Juicy Santos é uma plataforma referência em jornalismo independente na Baixada Santista que busca amplificar as vozes, marcas e ações potentes da região. Conta com mais de 170 mil seguidores em suas redes sociais, movimentando a região com conteúdo de qualidade e transformador sobre a cidade de Santos e a Baixada Santista, on e offline, atuando também no varejo e comércio eletrônico com uma linha de produtos afetivos e em eventos.

Manual do Usuário

Publicação independente e de viés progressista que cobre tecnologia de consumo com uma agenda anti-consumista. O Manual opera em ritmo “slow web” e com uma produção fortemente opinativa, tem a privacidade de quem o lê como prioridade — por isso rejeita parcerias e relações comerciais com grandes empresas de tecnologia —, e está sempre aberto à experimentação.

Marco Zero Conteúdo

Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem por objetivo qualificar o debate público promovendo o jornalismo investigativo e independente com conteúdos voltados à defesa dos direitos humanos, da democracia, as questões de gênero e identitárias, além dos temas relacionados ao direito à cidade e à ocupação econômica, social e cultural do território.

Maré de Notícias

O Maré de Notícias nasceu em 2009, com o desafio de informar para mobilizar. Em 2017, ganhou a versão online com produção de conteúdo diário, com as temáticas já abordadas no impresso mensal – aquelas que promovem cidadania e são instrumento de desenvolvimento sustentável da Maré, em áreas como saúde, meio ambiente, mobilidade urbana, direitos humanos, segurança pública, economia e comportamento. Se consolidou, atualmente, como a principal fonte de informações sobre o maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro.

Meio

É uma newsletter que oferece uma nova forma de se informar. Para assinantes gratuitos sai de segunda a sexta-feira e chega de manhã cedo ao seu email. A leitura demora menos de oito minutos. E todas as notícias essenciais do dia estão ali, concisas.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. De acordo com a ComScore, o portal está entre os cinco sites de notícias mais lidos do país. Esse número é resultado do esforço coletivo de 200 profissionais que tem um apurado espírito de equipe.

Mobile Time

Mobile Time é um site de notícias e uma newsletter sobre a indústria móvel. Lançado em 2011, mantém uma cobertura diária com jornalistas especializados, além de produzir pesquisas e organizar eventos sobre esse setor.

MyNews

Canal referência em credibilidade e pluralidade, além de benchmark mundial no YouTube. Um de seus programas (Segunda Chamada) foi considerado um dos cinco melhores jornalísticos pela APCA. Foi reconhecido como melhor canal de notícias pelo prêmio popular Na Telinha do UOL, concorrendo com gigantes brasileiros.

Nexo Jornal

Jornal digital que tem como principal motivação produzir um jornalismo que contribua para um debate público qualificado e plural, e que seja capaz de fortalecer a democracia brasileira. O jornal traz contexto às notícias, amplia o acesso a dados e estatísticas e tem como princípios editoriais o equilíbrio, a clareza e a transparência.

Nonada Jornalismo

O Nonada é um veículo de jornalismo cultural independente que entende a cultura para além da produção artística. Com sede em Porto Alegre/RS, procura ecoar as múltiplas vozes que formam a cultura, com enfoque em pautas sobre processos artísticos, políticas culturais, urbanismo e memória, diversidade e comunidades tradicionais.

Nós, mulheres da periferia

Site jornalístico dedicado a repercutir a opinião e a história de mulheres negras e periféricas. Nosso compromisso é oferecer um outro jeito de ver os acontecimentos no Brasil e no mundo e contribuir para a construção de uma sociedade plural, antirracista e não patriarcal.

Núcleo Jornalismo

O Núcleo é uma iniciativa que cobre o impacto das redes sociais nas vidas das pessoas, explorando desde os meios tradicionais de produção jornalística até novos formatos de conteúdo e tecnologia.

O Joio e O Trigo

Um projeto de jornalismo investigativo sobre alimentação e saúde. Criada em 2017, a organização se concentra na apuração sobre estratégias corporativas e políticas públicas que afetam o direito humano à alimentação adequada. Hoje, mantém uma página na internet, um podcast (Prato Cheio) e uma rede de repórteres latino-americanos (Bocado – investigações comestíveis), além de oferecer cursos e oficinas.

Periferia em Movimento

Produtora de Jornalismo de Quebrada que gera e distribui informação dos extremos ao centro. Fundada por jornalistas que moram em periferias de São Paulo, tem como missão fazer um jornalismo sobre, para e a partir das periferias, para ocupar espaços que sempre nos negaram e garantir o acesso a direitos.

Plural

É um jornal on-line que fala sobre Curitiba. Foi criado e 2019 por um grupo de jornalistas e tem como missão fazer jornalismo local de qualidade, com respeito à democracia e às minorias. Apartidário e independente, tem um modelo de negócios baseado em membros e anúncios.

Ponte Jornalismo

Criada para defender os direitos humanos por meio do jornalismo, com o objetivo de ampliar as vozes marginalizadas pelas opressões de classe, raça e gênero e promover a aproximação entre diferentes atores das áreas de segurança pública e justiça, colaborando na sobrevivência da democracia brasileira.

Portal Catarinas

Um veículo de jornalismo independente e especializado em gênero, feminismos e direitos humanos. Desde o lançamento, em 2016, constrói narrativas jornalísticas engajadas na defesa dos direitos das mulheres, da população negra, indígena, LGBTQI+ e periférica. Entendemos o jornalismo como uma ferramenta indispensável para o fortalecimento dos processos democráticos.

Quatro Cinco Um

A Quatro Cinco Um cobre debates culturais e sociais a partir dos livros lançados no país. Em modelo sem fins lucrativos e tendo nos leitores sua principal sustentação, a revista publica em diferentes plataformas: edição impressa mensal, site com paywall, podcasts, mídias sociais e newsletters.

Rádio Novelo

É uma das principais produtoras de podcasts do país, com sede no Rio de Janeiro e uma rede de colaboradores e estúdios espalhados pelo Brasil. Tem como principais valores o compromisso com a inclusão e com a liderança feminina e fundamenta a construção de sua equipe na equidade de gênero e racial.

Regra dos Terços

O Regra dos Terços atualiza o público sobre os bastidores da política e os projetos de lei que podem impactar diretamente a vida da população. A linha editorial do site é voltada para a defesa dos direitos humanos, da comunidade LGBTQI+, do feminismo e socioambientalismo.

Repórter Brasil

Organização sem fins lucrativos, que desde 2001 investiga e denuncia violações de Direitos Humanos, trabalhistas e socioambientais, tornando-se uma referência no combate ao trabalho escravo. A agência de jornalismo da organização tem suas investigações republicadas por alguns dos mais relevantes jornais brasileiros e estrangeiros, como a Folha, o UOL e o The Guardian. Ganhou mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Garcia Márquez e o Vladimir Herzog.

Revista Afirmativa

Coletivo de mídia negra e uma agência de comunicação e de formação de comunicadores antirracista e anticapitalista. Tem como carro chefe a produção de jornalismo crítico no enfrentamento ao racismo, sexismo, LGBTfobia e pelo direito à comunicação, centrados na pesquisa e preservação da memória da população negra.

Saiba Mais

Primeira agência de reportagem e jornalismo independente de Natal (RN). Sua pauta está relacionada à defesa da democracia, dos direitos humanos e da justiça social. É papel do jornalismo e missão da Agência Saiba Mais dar visibilidade às narrativas silenciadas da sociedade.

Sulacap News

Jornalismo Local (e comunitário) com espaço informativo dos bairros, dando ampla voz para manifestações dos moradores de Sulacap, Mallet, Campo dos Afonsos, Magalhães Bastos, Realengo e Vila Valqueire, bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro. "Uma imprensa só pode ser considerada comunitária quando se estrutura e funciona como meio de comunicação autêntico de uma comunidade. Isto significa dizer: produzido pela e para a comunidade". (José Marques de Melo).