notícias

Maior evento de jornalismo de dados da América Latina, Coda.Br acontece em novembro

por | out 23, 2023

Além do uso de dados para investigações, evento traz oficinas sobre inteligência artificial 

A Coda.Br (Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais) chega a sua oitava edição com painéis e workshops de diversos temas ligados ao jornalismo de dados distribuídos nos dias 18 e 19 de novembro, na ESPM, em São Paulo.

Organizado pela Escola de Dados, o evento, realizado pela primeira vez em 2015, reúne especialistas brasileiros e convidados internacionais para debater justiça climática, uso de dados para investigações de direitos humanos, além de oficinas sobre uso de inteligência artificial e automações no jornalismo; gênero, raça e desigualdade; eleições, mapas e geodados, linguagens de programação Python e R.

Profissionais de organizações associadas à Ajor estão entre os convidados do evento: Paulo Talarico (Agência Mural); Bruno Morassutti, Victoria César e Vitor Baptista (Fiquem Sabendo); Maria Martha Bruno, Natália Leão e Vitória Régia da Silva (Gênero e Número); Juliana Mori, Jullie Pereira e Stefano Wrobleski (InfoAmazonia); Marianna Araujo (Instituto Fogo Cruzado); Marcelo Soares (Lagom Data); Henrique Rieger e Michel Gomes (Núcleo Jornalismo); e Jeniffer Mendonça (Ponte Jornalismo).

No primeiro dia, um painel de dados de justiça climática reúne especialistas para falar sobre o tema e, ao longo do dia, acontecem vários workshops de temáticas variadas como primeiros passos no jornalismo de dados, DataSUS e pautas sobre a população LGBTQIA+, linguagem para acessar dados públicos e jornalismo local com com Story Maps. 

No domingo, segundo dia de evento, a programação se inicia com um workshop sobre Inteligência Artificial e OSINT para investigar fake news em plataformas digitais, seguido por oficinas. À tarde, acontece a comemoração dos dez anos da Open Knowledge Brasil e a entrega do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, que tem apoio da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

Nos canais oficiais da organização, Jamile Santana, coordenadora da área de dados e transparência da Escola de Dados, ressaltou que o evento é uma excelente oportunidade de conexão entre profissionais da área. “O Coda.Br é esse espaço já consolidado onde trocamos conhecimento sobre metodologias e ferramentas para o trabalho com dados e também discutimos, em conjunto, temas relevantes acerca dessa área como tendências, ética no uso e produção de dados e como pautar as tomadas de decisões públicas a partir de evidências”, afirma.

Os ingressos para participar do Coda.br já estão disponíveis e podem ser adquiridos no site da organização