notícias

Manual do Usuário cria e fomenta diretório de Newsletters

por | dez 7, 2021

O projeto tem como objetivo valorizar produções nacionais e aproximar o leitor das publicações relevantes

A publicação independente Manual do Usuário lançou, em abril de 2021, um diretório de newsletters brasileiras. Em síntese, a proposta é que o repositório seja um ponto de encontro entre as pessoas que produzem newsletters e as que desejam ter acesso às mesmas. Desde seu lançamento, a lista triplicou e tem perspectivas de ampliação no futuro. 

De acordo com o fundador e editor-chefe do Manual do Usuário, que idealizou e criou o diretório, Rodrigo Ghedin, a proposta foi criada a partir de sua percepção, no Twitter, de que as pessoas constantemente pediam indicações de newsletters. Ele ainda salienta que já tinha visto algo semelhante, mas não no Brasil, “a ideia estava na minha cabeça havia meses, até que um dia sentei e comecei a montá-lo, a princípio com as newsletters que eu acompanhava e/ou conhecia”. 

O projeto tem dois objetivos definidos. O primeiro é ser relevante como fonte de informação e a partir disso, utilizar de sua estrutura para que o/a leitor/a esteja mais perto de seu conteúdo, como salienta Rodrigo, “ele tem critérios que ajudam o/a leitor/a a filtrar e conhecer as publicações, e todas essas passam por uma avaliação objetiva a fim de evitar a inserção de newsletters comerciais ou inativas” 

O segundo é dar visibilidade para produções nacionais, uma vez que muitas listas aceitam apenas publicações estrangeiras. Por isso, a valorização deste conteúdo é um de seus propósitos, como conclui Rodrigo, “desde o início quis que o diretório fosse nacional, para promover e valorizar o que é feito aqui. A gente às vezes é muito duro ou ignora o que é feito no País. Um erro tremendo. Somos muito bons nisso e tem muita coisa legal sendo feita por nossos conterrâneos.” 

Além da estrutura já disponível, Rodrigo tem pretensão de incrementar a iniciativa no próximo período, criando um site específico para o diretório e adotando um sistema mais leve para a listagem de newsletters, que carregue mais rápido, mas mantenha os filtros e opções de ordenamento. Isso possibilitará uma expansão de diretórios, incluindo, além de newsletters, outras iniciativas, como blogs pessoais ativos. 

É possível conferir as newsletters publicadas na  página, por meio de uma planilha dinâmica que pode ser filtrada e ordenada de acordo com os interesses do/a leitor/a. No mesmo link, também estão disponíveis orientações caso haja interesse de propor a inclusão de novas iniciativas no repositório.